Saúde

4 de março – Dia Mundial da Obesidade, uma forma de conscientizar a sociedade sobre esta doença

  • Gabriel Leal
  • 04/03/2024 16:02
129513238065e61b5abc4bb8.92946262.jpg

O dia 04 de março é marcado pelo Dia Mundial da Obesidade. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de instaurara a conscientização a população com relação a doença.

Em entrevista à Capinzal FM, o nutricionista Cleiton Massucato revela que a identificação de um agente portador da comorbidade se dá em razão de um coeficiente obtido no Índice de Massa Corporal, o famoso IMC.

Os valores entre 18.5 e 24.9 são considerados normais.

As quantificações superiores a essa métrica classificam-se como sobrepeso.

Já os valores superiores a 30, enquadram-se como obesidade.

O nutricionista aponta que a obesidade se dá em razão da gordura.

O conceito de gordura se dá em razão de células que se encontram inflamadas, que geram como consequência, inúmeras doenças, como por exemplo, diabetes, colesterol, hipertensão, riscos altos de infarto, entre outros problemas.

Cleiton pontua que um ¼ da população brasileira é considerada obesa. E, essas pessoas são classificadas como portadores de uma doença, tendo em vista que a classificação atribuída pela Organização Mundial da Saúde a obesidade.

Massucato exponencia que existe uma necessidade elevada de atribuir cuidados quanto a identificação do impasse desde a infância. O que era visto pelas pessoas como uma criação saudável aquela que era “cheinha”, atualmente torna-se preocupante.

A alimentação saudável, juntamente com a prática da atividade física são frentes ideais para o combate ao sobrepeso e obesidade.

Optar por alimentos que possuem pouco teor de açúcar e sódio já reduzem consideravelmente a continuidade dos problemas.

O nutricionista assegura que não é necessário deixar de se alimentar, mas sim, usufruir de alimentos que possuam convergência com o bem-estar da sua saúde.


Enquete