Cultura

Administração de Ouro promoveu o 1º Seminário do Turismo Sustentável

  • Gabriel Leal
  • 21/02/2024 22:59
194484855065d6ab0a441635.01642330.jpg

A Prefeitura Municipal de Ouro, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) promoveu nesta quarta-feira (21), o Seminário do Turismo Sustentável. O evento foi realizado no Centro Comunitário do Bairro Alvorada e contou com a palestra da extensionista do município de Urubici, Cláudia Maria Schmitz.

Com início às 08h30min, foi promovido um café de recepção aos agentes participantes. A partir das 09h15min, ocorreu a abertura oficial do evento, com pronunciamento do prefeito Claudir Duarte e do vice-prefeito, Rene Modena, do presidente da casa legislativa, Roni Rodrigues, além do gerente regional da Epagri, Tuli Dassi. Às 09h30min, foi iniciada a palestra com ministração da Cláudia. Às 12 horas, foi servido o almoço gratuito e às 13 horas executou-se a programação com a presença de entidades parceiras, as quais expressaram a forma de contribuição aos munícipes para o desenvolvimento do turismo em Ouro.

O tema abordado pela palestrante fez alusão ao processo de implantação do turismo rural na agricultura familiar em solo ourense, fazendo correlação com as suas experiências a partir do trabalho exercido nesse segmento no município de Urubici, popularmente conhecido pelas suas possibilidades de visita e atividades de lazer.

De acordo com Claudia, para exercer trabalhos voltados ao turismo, se faz necessário existir uma relação de gosto com o local a ser explorado. Ainda, a mesma enaltece que é importante observarmos as atividades de cunho agronômico com uma visão turística, identificando as formas de conhecimentos ali presentes em detrimento de existirem hábitos regionalizados e particulares da região, servindo de novas experiências para os turistas.

O prefeito Claudir Duarte avalia positivamente a iniciativa, tendo em vista a possibilidade de crescimento na área em razão dos pontos que o município oferta, como por exemplo, o Thermas de Ouro, além da Barragem que está sendo construída em Linha Bonita, bem como os pontos religiosos. Esse processo de atração alinhado a obtenção financeira requer planejamento e muito trabalho juntamente com diversas parcerias, afirmou o prefeito.

As entidades ACATS, ACIRP, AMPECO, EPAGRI, SEBRAE, juntamente com as cooperativas Copernostra, Cresol e Uniprime geraram manifestações entorno da relação de prestação de apoio para os interessados em desenvolverem o turismo em Ouro.


Enquete