Saúde

Agente de Endemias de Ouro alerta população sobre fake news referente ao uso de vinagre de álcool como repelente para a Dengue

  • Gabriel Leal
  • 05/03/2024 14:30
211343472965e757641f85b6.20505053.jpg

Nos últimos dias, os principais grupos de Whatsapp do município de Capinzal, Ouro e região foram alvos do recebimento de um vídeo, o qual tratava sobre a utilização do vinagre de álcool, como repelente do mosquito da Dengue.

A agente de endemias do município de Ouro, Eliane de Quadros explica que o conteúdo é inverídico, uma vez que não existe qualquer comprovação científica a respeito da eficácia no determinado caso abordando a intervenção divulgada.

Ainda assim, Eliane pondera que o álcool, assim como a água sanitária possuem evaporação em poucas horas, não contemplando o efeito residual. O item pode até destruir as larvas presentes no ambiente, mas não atribuirá proteção a extensos períodos.

A melhor forma de combater a Dengue é eliminar a água parada em locais, realizar limpeza de quintais, calhas de residências, o recipiente que armazena água na parte traseira inferior das geladeiras, bebedouros de animais, entre outros.

Em casos de armazenamento de água em cisternas, rapidamente a água deve ser utilizada após a sua obtenção, seguida de limpeza do ambiente que exerce a função de reservatório, juntamente com vedação para inviabilizar a entrada do mosquito.


Enquete