Polícia

CAOAGRO da Polícia Civil participa de operação de fiscalização de criatórios irregulares de javalis e javaporcos em Campos Novos

  • Capinzal FM
  • 23/03/2024 19:17
166917976265ff55958df0a2.19494567.jpg

Nesta quinta-feira, dia 21, os Policiais Civis do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) e da 26ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Campos Novos, prestaram apoio a operação conjunta envolvendo o Departamento Regional da de Campos Novos, de Caçador e Blumenau da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Polícia Militar Ambiental. A ação teve como objetivo identificar e fiscalizar três propriedades alvo de denúncia de criatórios irregulares de javalis e javaporcos.


A criação de javalis ou javaporcos é proibida pela legislação brasileira, devido ao risco que representam como fauna exótica invasora. Esses animais selvagens são capazes de causar danos significativos às lavouras, à flora e à fauna local. Além disso, representam uma ameaça à saúde pública, podendo transmitir doenças graves tanto para suínos quanto para seres humanos.


A ação conjunta entre as entidades visa ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado e prevenir a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio, além de combater a proliferação desse tipo de fauna invasora.


Para o Coordenador do CAOAGRO da Polícia Civil de Santa Catarina, Delegado Fernando Callfass, a trabalho conjunto dos órgãos de segurança pública e fiscalização garantem a integridade do setor agropecuário catarinense e a proteção da saúde pública

Créditos: Polícia Civil


Enquete