Saúde

Chás com compostos antivirais auxiliam no processo de recuperação em casos de Dengue

  • Gabriel Leal
  • 04/03/2024 15:26
73584410765e612bbb08312.89968561.jpg

A contaminação decorrente da Dengue gera ao agente portador diversos sintomas altamente desagradáveis, tais como, febre alta maioral a 38ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, entre outros.

O contágio ocorre através de um vetor, sendo a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Identifica-se o referido mosquito em decorrência de manchas brancas em seu corpo.

Vale ressaltar que o contato com pessoas infectadas não gera a disseminação da doença.

Em entrevista à Capinzal FM, o médico plantonista do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal, Eric Timm Lutz, revela que na maioria dos casos a situação é solucionada após cerca de uma semana.

Existem outras situações que após o cessamento da febre, ocorre a evolução do quadro para Dengue Hemorrágica, em que o paciente passa a ter intensos sangramentos de forma frequente, através de simples batidas, ou até mesmo na gengiva e nas fezes e urina.

Doutor Eric revela algumas dicas para o processo de recuperação da Dengue através do consumo de alguns chás.

O chá da folha do mamoeiro, com apenas duas folhas e o consumo durante todo o dia, bem como o chá de picão, com a raiz e toda a sua estrutura e o chá de orégano, são figuras importantes no processo recuperativo.

Eric revela que existem poucos medicamentos antivirais, e os existentes possuem um custo elevado. Logo, compostos antivirais estão presentes nos chás mencionados anteriormente.

Por fim, o médico comenta que o processo de cura da Dengue é gerado através do próprio corpo do contaminado e que os remédios exercem o papel de diminuição dos sintomas.

Em situações de sintomas constantes, é necessário buscar auxílio médico.

Enquete