Saúde

CONSEG reúne entidades para traçar estratégias no combate à dengue em Capinzal e Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 15/03/2024 12:41
55269821365f4784aa47622.38763372.jpg

Na noite de quinta-feira (14), o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) organizou um encontro no auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer, em Capinzal, com o objetivo de desenvolver estratégias para combater a crescente preocupação com a dengue.

Presidido por Elizeu Xavier Correa, o evento contou com a participação de representantes de diversas entidades, incluindo escolas, creches, associações, Hospital Nossa Senhora das Dores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, secretarias de saúde e membros da imprensa.

Durante a reunião, Alessandro Braga Ramos, diretor de saúde de Capinzal, elogiou a iniciativa de mobilizar as entidades para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Ele destacou que o número de focos aumentou consideravelmente.

Ramos enfatizou a importância de ampliar as ações já em curso nos municípios e discutiu planos de ação durante uma reunião com a administração municipal. Entre as medidas previstas estão panfletagens e pedágios em áreas estratégicas da cidade, além de campanhas de conscientização sobre os sintomas da doença e suas consequências.

Elizeu expressou sua satisfação com a reunião e os esclarecimentos fornecidos. Ele anunciou a realização de panfletagens para os dias 22 e 06 de abril, em colaboração com a Escola São Cristóvão e nos centros de Capinzal e Ouro, respectivamente. Correa também se colocou à disposição de associações e igrejas interessadas em promover debates sobre a dengue.

Vilmar Rebelatto, responsável pela Vigilância Sanitária e pelo programa de Combate à Dengue em Ouro, ressaltou a necessidade de mobilização diante da situação alarmante nos dois municípios. Ele destacou a importância da colaboração de cada morador na manutenção da limpeza dos terrenos e na prevenção de água parada, uma das principais medidas preventivas. Até a data da reunião, Ouro já contabilizava 41 focos do mosquito transmissor.

Em Capinzal, três novos casos foram confirmados na manhã desta sexta-feira (15), elevando para cinco desde o começo do ano. A Secretaria da Saúde informou que os três novos casos são considerados autóctones, indicando que a transmissão da doença ocorreu dentro do município. Os pacientes, dois homens e uma mulher, com idades de 42, 46 e 43 anos, não viajaram para áreas com transmissão da doença.


Enquete