Educação

Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing celebra 24 anos

  • Gabriel Leal
  • 28/02/2024 10:55
204090585265df3ca031c6d1.23201939.jpg

Nesta quarta-feira (28), a Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing completou 24 anos de fundação. A construção do espaço escolar foi realizada ano de 1998 e passou a prestar atendimentos educacionais no exercício de 2000.

Com cerca de 60 profissionais, contemplando a prestação do ensino para 580 alunos, divididos em 25 turmas do Ensino Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, a diretora Simone Zapalalio de Oliveira Luz expressa a sua satisfação em atingir o marco, evidenciando a relação entre comunidade e escola, no tocante ao atingimento sucessório ao ensino técnico, tendo parcela importante na formação de cidadãos.

Na presente data, foi promovido um momento festivo, através da promoção de festa fantasia, além da escolha do mascote para representar a escola, bem como durante a semana, o aprofundamento da história imersa ao ambiente escolar aos educandos.

O projeto entorno da seleção do mascote se dá em um movimento inicializado no ano de 2023 e aplicado em 2024, com turmas de 6º ao 9º ano, que particularizaram a identidade do mesmo, sendo então escolhidas duas autorias por turma, e que será definido através de votação na tarde desta quarta-feira (28), o agente que representará a Escola Dr. Vilson Pedro Kleinubing.

Outras iniciativas a serem executadas pela escola no vigente ano foram ponderadas pela diretora, bem como a participação na Jornada Literária Municipal, a reativação da horta inclusa ao ambiente escolar, além de atividades extracurriculares disponibilizadas, como, curso em tecnologia, libras, teatro, dança gaúcha em parceira com a Secretaria de Cultura e a fanfarra.

Entregas de espaços também marcarão o dia de hoje. Segundo a diretora, o Grêmio Estudantil no último ano, solicitou por meio de um ofício a construção de um estacionamento para bicicletas. O trabalho em parceira com a Associação de Pais e Professores (APP) da Escola viabilizou a confecção desse método. Além disso, a parceria com o Poder Executivo Capinzalense, juntamente com APP, disponibilizará uma casinha para contemplar o processo de brincadeiras no que se refere aos alunos.

Simone também ressaltou o trabalho entorno da realização de métodos que visam despertar os talentos e habilidades dos alunos, que muitas vezes não são despertados. Ademais, a mesma externa os seus agradecimentos a todos os funcionários da escola, famílias dos estudantes, bem como, os alunos, além do apoio concedido por parte da Administração Municipal.

 

Conheça a história da Escola:

A primeira escola do Loteamento João Evangelista Parizotto efetuou a inicialização dos seus trabalhos no dia 31 de março de 1997, compondo a extensão do Grupo Escolar Bernardo Moro Sobrinho. O objetivo dessa migração era atender as necessidades da referida comunidade, em razão do acesso a outras escolas serem distantes.

O ambiente era alocado, contanto com três salas de aula e uma dependência para o funcionamento da cozinha, refeitório, secretaria e minibiblioteca. O espaço comportava 150 alunos, divididos entre turmas do pré-escolar até o 4º ano do Ensino Fundamental.

No dia 02 de fevereiro de 1998, foi criada a Escola Municipal Loteamento Parizotto, através do decreto nº 006/98, continuando a atuação nas mesmas instalações até de dezembro do ano de 1999. A partir do exposto, o serviço educacional passou a ser ofertado para 146 alunos, até o 2º ano do Ensino Fundamental, os demais 70 alunos, do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, deslocavam-se até o Grupo Escolar Bernardo Moro Sobrinho, situado na Vila 7 de Julho em Capinzal, devido à falta de espaço.

Em 24 de fevereiro do ano de 2000 ocorreu a inauguração do novo prédio da escola, passando a conter 8 salas de aula, espaço para biblioteca, secretaria, professores, direção e coordenação. A estrutura foi situada na Rua Santo Domêncio Calza, nº45, Loteamento Projeto Desafio, Bairro São Cristóvão, em Capinzal. O seu processo de construção se deu em razão de recursos viabilizados pelo governo do Estado de Santa Catarina, enquanto que os móveis foram adquiridos pela empresa MAESA (Machadinho Energética S.A), através de doações ao município.

Através do Decreto de Lei nº 002/2000, transformado na Lei nº 2184, foi outorgado o nome da escola que passou a se chamar por Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, em menção ao ex-governador do estado, o Sr. Vilson Pedro Kleinubing.

No corrente ano, a escola passou a atender 308 educandos, distribuídos em 14 turmas da Educação Infantil ao 4ª ano do Ensino Fundamental. Tendo como primeira diretora a Sra. Terezinha Ruivo Andrioni e contava com um quadro de 18 profissionais da educação.

Devido ao grande número de alunos, no final de 2001, surgiu a necessidade de ampliação, e em maio de 2002, foram inauguradas mais 4 novas salas de aula, acoplando as modalidades de ensino através da música e informática, totalizando uma área de  308,59 m². Como consequência, foi possível implantar turmas de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental.

Em razão do aumento populacional do Loteamento em que a escola estava inserida, se fez necessário realizar outra ampliação no ano de 2012, disponibilizando mais 4 salas de aula, um auditório, uma sala para apoio pedagógico, uma lavanderia e um espaço para depósito.

Em 2022, novamente, a escola passou por reformas e ampliações significativas, passando pela substituição de parte do telhado, ampliação do refeitório e pátio coberto, bem como a construção de novos banheiros e reforma geral no piso com acessibilidade em todas as salas. Ainda no mesmo ano, foi retomada as obras do ginásio de esportes, que atualmente está praticamente concluído, restante apenas a definições de infraestrutura para liberação.


Enquete