Geral

Frentista fica internado por mais de 10 dias após incidente em Ouro

  • Gabriel Leal
  • 22/03/2024 17:38
49487337665fded024aeb70.72078061.jpg

O que deveria ter sido apenas mais um dia de trabalho para um frentista de 54 anos acabou em um incidente que o deixou com queimaduras de segundo grau em algumas partes do corpo. O ocorrido se deu na segunda-feira, dia 11 de março no município de Ouro.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o homem relatou que, rotineiramente, no exercício de suas funções, diversos clientes solicitam que ele verifique o óleo do motor e a água. Ele lembra que um cliente, dono de uma VW/Saveiro, chegou ao posto relatando superaquecimento na água do motor e pediu para que o frentista verificasse o reservatório.

Embora o frentista tenha alertado sobre os riscos, ele não se recusou a realizar o procedimento. Assim que abriu o capô e estava prestes a inserir a barra de suporte na lateral, foi surpreendido por uma forte e quente vazão de água.

O homem sofreu queimaduras de segundo grau em seu braço esquerdo, bem como na região do tórax e ombro. Ele foi então encaminhado ao Hospital Nossa Senhora Das Dores, onde permaneceu internado até esta sexta-feira, dia 22.

A reportagem também conversou com o empresário Valencio Ubiratan de Vargas, proprietário de uma oficina mecânica em Capinzal, que fez algumas observações sobre a situação e alertou a população sobre a forma correta de agir.

Segundo ele, a temperatura da água do motor pode atingir níveis extremamente elevados, muitas vezes ultrapassando os 100ºC. O manuseio da tampa do reservatório geralmente é feito sem os equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos, luvas e vestimentas apropriadas.

Em casos de elevação da temperatura da água do veículo, é fundamental aguardar um período adequado antes de abrir o capô. É necessário o auxílio de um profissional mecânico, e não de pessoas sem conhecimento suficiente para lidar com o compartimento.

Além do risco de queimaduras, a adição de água fria ao motor imediatamente após o seu funcionamento pode causar danos à estrutura. O auxílio de um profissional é essencial para identificar a causa do superaquecimento.

Valencio compara o reservatório de água do motor a uma panela de pressão utilizada para cozinhar alimentos. Assim como não se deve abrir a panela imediatamente após o cozimento, é importante aguardar um tempo adequado antes de abrir o reservatório, preferencialmente com o carro desligado e utilizando um pano.

Por fim, o mecânico destaca a importância da realização de manutenções preventivas para evitar problemas de superaquecimento, permitindo a correção antecipada de possíveis falhas.


Enquete