Meio Ambiente

Irani apoia gestão de resíduos do South Summit Brazil e conscientiza sobre descarte correto de resíduos

  • Capinzal FM
  • 19/03/2024 10:31
211414138865f994154f3714.73673825.jpg

Ação feita em parceria com a startup Trashin coletou quase 23 toneladas de resíduos na edição passada do evento, em 2023


A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, se junta mais uma vez com a Trashin, cleantech de logística reversa, gestão de resíduos 360 e eventos sustentáveis que é  investida pela Irani Ventures; na gestão de resíduos do South Summit 2024, evento de inovação que ocorre em Porto Alegre entre os dias 20 e 22 de março. Na ocasião, serão disponibilizadas 650 lixeiras em sete diferentes modelos para descarte de papel, plástico, metal, vidro, rejeitos, resíduos compostáveis e recicláveis.

 

Na edição de 2023 do South Summit Brazil, em que operaram com 500 lixeiras, 22,8 toneladas de resíduos foram coletadas e tiveram destino correto graças ao trabalho conjunto das duas empresas. Do volume total, 15 toneladas eram recicláveis, 4,5 toneladas eram de rejeitos e 3,3 toneladas eram compostáveis. Vidro, sucata metálica e papelão foram os materiais descartados em maior quantidade.

 

As lixeiras são produzidas com matéria-prima reciclada e reciclável, podendo ser reutilizadas. Quando o uso não for mais possível, o item volta para o processo produtivo em forma de aparas (embalagens e resíduos de papel e papelão ondulado que, após uso, retornam ao processo produtivo como matéria-prima), dentro do conceito de economia circular.

 

“Apoiar a gestão de resíduos do South Summit em mais uma edição do evento é muito significativo para nós. Essa ação tem total afinidade com os compromissos ESG que assumimos até 2030 e o trabalho que desenvolvemos ao lado da Trashin reforça a nossa dedicação nessa caminhada. É gratificante estar apoiando a destinação correta e em grande volume em um espaço tão relevante, de inovação, em nível nacional e internacional”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira.

 

Além de participar como apoiadora da gestão de resíduos, a Irani estará presente no evento a partir da participação de Sônia Oliveira, Coordenadora de Inovação, em duas ações. No dia 20, ela estará no painel How to Achieve Good Results With Open Innovation, junto com Suzano, Invisto e moderação da Numerik. Já no dia 21, ela vai participar da primeira edição do encontro Women @ South Summit Brazil, uma reunião das 200 principais lideranças femininas conectadas à plataforma.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

 

Sobre a Trashin

 

Fundada em 2018, a Trashin é uma empresa que realiza operações de gestão de resíduos 360°, programas de logística reversa e consultoria ESG com o uso de tecnologia e inovação. Essas ações garantem que resíduos coletados retornem à indústria como insumo, promovendo a economia circular que gera impacto socioambiental positivo. A empresa, criada em Porto Alegre (RS), conquistou a confiança de grandes companhias para realizar operações de logística reversa, gestão de resíduos e desenvolvimento de estratégias para potencializar métricas de ESG. Entre as empresas atendidas estão a Havaianas (Alpargatas), Nike, Natura, Arena do Grêmio, Unimed, Movida, entre outras. A Trashin  desenvolve trabalhos que controlam níveis de produtividade e desperdício, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações. Antes de ser investida pela Irani Ventures, a Trashin foi acelerada pela Ventiur e passou por captações na Captable, a principal plataforma de investimentos em startups no Brasil.

Créditos: Divulgação


Enquete