Saúde

Município de Ouro apresenta nova crescente em focos da Dengue

  • Gabriel Leal
  • 13/03/2024 15:56
32331406565f1f8f4582213.17008962.jpg

O trabalho de combate à Dengue continua em toda a nossa região.

E isto não é diferente no município de Ouro, que registrou neste ano 31 focos do mosquito. Entretanto, nos últimos dias este coeficiente apresentou crescimento.

A agente de Endemias de Ouro, Eliane de Quadros nos traz detalhes sobre este cenário. Segundo ela, o município conta atualmente com 36 focos do mosquito Aedes aegypti, ou seja, o responsável por transmitir a Dengue.

Ademais, a mesma relata que na última terça-feira (12), foram coletadas novas larvas do determinado animal e encaminhadas ao município de Joaçaba, para análises, e o resultado deve ser disponibilizado até nesta quinta-feira (14), podendo, o município, então ultrapassar 40 focos.

Além disso, a cidade teve 9 casos suspeitos da respectiva doença e todos foram descartados. Entretanto, um novo caso suspeito foi registrado e segue em monitoramento, juntamente com ações rotineiras de prevenção, até a obtenção do resultado do exame.

Por fim, a agente revela que os casos de Dengue no Brasil, abrangendo o primeiro bimestre de 2024, superaram a quantidade de todos registrados em 2023, registrando mais de 300 mortes.

O uso de repelentes, bem como principalmente a eliminação da água parada, além de limpezas semanais em residências e lotes foram ações citadas pela agente que a população deve aderir como prevenção e combate.

Em caso do surgimento de sintomas, como febre acima de 38.5ºC, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos, dor abdominal intensa e no fundo dos olhos, procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber o devido tratamento. A agilidade neste processo é fundamental para a recuperação do paciente.


Enquete