Educação

Projeto “Horta: Semeando Aprendizado” foi lançado pela Escola Dr. Vilson Pedro Kleinubing

  • Gabriel Leal
  • 23/03/2024 10:51
35946641665fee03dc72e12.72848628.jpg

Na tarde do dia 22 de março, a Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing efetuou o lançamento do projeto denominado “Horta: Semeando Aprendizado”.

Desde o ano de 2023, a referida iniciativa contou com o apoio de diversos agentes. Tais sendo, a Administração de Capinzal, na figura da Secretaria de Educação, a empresa Fast Tecnologia Industrial, bem como a família do Jean Piovezan, além de Franciso Sutil e Vanderlei da Silva, juntamente com a nutricionista Alessandra Weber, professores a alunos.  

O objetivo do movimento se dá em razão da busca pelo incentivo do consumo de alimentos orgânicos aos educandos, bem como, o aprendizado correlato aos processos necessários para a geração dos alimentos in natura.

Os estudos alinhados com as suas aplicações entorno do tema estão vinculados a turma do 5º ano três, do período vespertino, sob supervisão da professora Edineia.

Um dos alunos envolvidos, Enzo Pereira da Silva, revela que o trabalho entorno do propósito está ocorrendo há cerca de duas semanas, e foi uma iniciativa da escola. O mesmo destaca que o plantio está sendo feito com mudas de saladas, mas, a produção de tomates, frutas e chás também deve ser implantada.

O adolescente explicou que atualmente a horta é composta por alface americana e a da espécie normal, de acordo com ele, a de tipo americano é considerada a mais consumida do mundo.

Enzo ressaltou a instalação das telas de sombreamento, conhecidas como sombrite, cujo a principal função é a proteção das plantas contra o sol. Neste aspecto, somente 50% da incidência de luz solar é imposta sobre a horta, sendo fundamental para o desenvolvimento dos itens ali presentes.

Além disso, o mesmo comentou sobre a geração de adubo para o cultivo das plantas através dos resíduos das cascas de frutas que são consumidas na escola.

Como forma de agradecimento, alguns dos envolvidos na promoção do projeto receberam mudas de chás com mensagens de gratidão e incentivo.


Enquete