Polícia

Tenente-coronel José Ronaldo Branco ministrou palestra em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 21/02/2024 22:53
172739329465d6a9d7e383a4.51393722.jpg

Foto: Capinzal FM - Jardel Martinazzo

Na noite desta quarta-feira, dia 21, o tenente-coronel José Ronaldo Branco, comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar em Herval d’Oeste, ministrou uma palestra na Câmara de Vereadores de Capinzal, atraindo um expressivo público, composto por autoridades e representantes de diversas entidades.

O evento contou com a presença do prefeito de Ouro, Claudir Duarte, e do vice-prefeito Rene Modena, do prefeito de Lacerdópolis, Sérgio Calegari, e da prefeita de Zortéa, Rosane Infeld. Entre os presentes estavam também o diretor de indústria e comércio, Vilmar Rech, representando o prefeito Nilvo Dorini, o presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Hoffmann, e os vereadores Enio Paggi, Rafael Tonial e Tiago de Oliveira Luz, o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Major Vilmar Rosa, acompanhado por policiais, representantes de entidades e associações.

O tenente-coronel explicou que a iniciativa ocorre em todas as regiões do estado por orientação do comando geral da PM, sendo responsabilidade de cada comando local organizar palestras para fortalecer os laços entre a corporação e a sociedade.

A palestra focou no tema crucial da segurança pública e na preservação da ordem, oferecendo uma análise aprofundada da atuação da Polícia Militar. O tenente-coronel abordou os principais aspectos e competências da instituição, destacando seu envolvimento com a comunidade.

Durante a explanação, foram mencionados exemplos de perturbação da ordem pública, evidenciando os desafios enfrentados pelos militares. O oficial ressaltou que a segurança é uma responsabilidade coletiva.

Branco citou iniciativas promissoras e enfatizou a importância da colaboração entre a Polícia Militar, o poder público e entidades para garantir a segurança e a ordem.

Ao abordar a essencialidade da família, o palestrante ressaltou a importância dos ensinamentos parentais na formação de crianças e adolescentes, destacando a necessidade de maior atenção e compreensão de seus comportamentos.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o comandante explicou que, na região de abrangência do 26º Batalhão da PM, os casos mais comuns são os furtos, sendo a maior preocupação relacionada à violência doméstica e perturbação do sossego alheio.

"Contamos com municípios menores e um povo extremamente ordeiro e trabalhador que parabenizamos, mas ainda assim existem pequenos furtos. Os roubos são raros, o que ocorre é a situação em que o furto é acompanhado de violência, tornando-se um roubo, a supressão do bem de outra pessoa mediante o uso da violência", destacou.


Enquete