Saúde

Vacina contra Dengue começa a ser aplicada em crianças de 13 cidades de SC

  • Gabriel Leal
  • 28/02/2024 09:12
38302615965df23c9dcd751.48179383.jpg

Os 13 municípios catarinenses selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem as primeiras doses da vacina contra a Dengue no estado já iniciaram a aplicação dos imunizantes em crianças de 10 e 11 anos (veja a lista ao final do texto). Neste primeiro momento, devido ao limitado quantitativo de doses enviadas ao estado (29.100), apenas crianças desta faixa etária estão sendo vacinadas.

No município de Joinville, a vacinação começou ainda no sábado, dia 24. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até segunda-feira, dia 26, foram vacinadas 1.222 crianças (612 de 10 anos e 610 de 11 anos), o que corresponde a cerca de 7% do público-alvo total da faixa etária. A meta é vacinar ao menos 90%. Os dados da vacinação no estado serão atualizados todas as segundas-feiras.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Santa Catarina decretou situação de emergência em razão da infestação do mosquito Aedes Aegypti na última quinta-feira, dia 22. O estado tem 21.800 casos prováveis de dengue em 204 municípios. Já foram confirmados, no sistema oficial, 9 mortes por dengue em 2024 (6 em Joinville, 1 em Araquari, 1 em Itajaí e 1 em Itapiranga).

 

“Pedimos que pais e responsáveis com filhos residentes nesses 13 municípios aproveitem a oportunidade e levem as crianças aos postos de saúde para garantir a proteção contra a dengue, doença que tem nos preocupado bastante este ano, devido ao elevado número de casos prováveis registrados no estado”, destaca a gerente de imunização e doenças infecciosas agudas da Dive, Arieli Schiessl Fialho.

Municípios de SC recebem mais R$ 5 milhões para combater Aedes aegypti; veja valores por cidade

Para consultar locais e horários de vacinação, pais e responsáveis devem fazer contato com a secretaria de saúde do município onde residem.


·         Municípios com vacinação em SC

▪ Araquari

▪ Balneário Barra do Sul

▪ Barra Velha

▪ Corupá

▪ Garuva

▪ Guaramirim

▪ Itapoá

▪ Jaraguá do Sul

▪ Joinville

▪ Massaranduba

▪ São Francisco do Sul

▪ São João do Itaperiú

▪ Schroeder

Créditos: Oeste Mais


Enquete