No ar

Sulcredi Ouro

Informativo Sulcredi Ouro

12:00 - 12:19 com Sulcredi Ouro

No ar - Informativo Sulcredi Ouro Ouça ao vivo

  • WHATS

“SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA” (IS 1,27).

“SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO  E PELA JUSTIÇA” (IS 1,27).

A aprendizagem pode ser intuitiva, familiar ou acadêmica (escolar).
Três palavras no lema da Campanha da Fraternidade costumeiramente a aprendemos de maneira intuitiva. No sentido bíblico precisamos ampliar seu conceito.

Libertação é freqüentemente usado na bíblia. Aqui Isaías nos quer dizer que o direito e a justiça nos põe em liberdade, ou seja, fora das dependências do mal que nos leva ao pecado.

Direito, pretende referir ao que é justo, correto e conforme a lei, de Deus e dos homens quando justas.

E justiça quer nos dizer que todos temos responsabilidades com Deus e com o próximo. Cumprir a lei que deve ser certa, honesta, de boa medida.
Visto que, em nosso quadro mental, já elaborado pela vida (paradigma), ao ouvirmos estas e outras palavras a interpretamos pelo que está em nós. Porque? Porque “sou um pouco de tudo o que encontrei pelo caminho”, disse Alfred Tennyson.
E este modo de se ler e ouvir se torna nossa forma de interpretar. A interpretação, portanto, está dentro e a partir de nós. As mesmas palavras podem ter significados diferentes, conforme a “experiência da cada pessoa, que no percurso da vida vai elaborando seu quadro de aprendizagem. Vamos dizer que a verdade nos indivíduos, é relativa à sua forma de interpretá-la. Captar exatamente o pensamento e sentimento do interlocutor exige empatia. A pergunta de Pilatos a Jesus faz sentido também para nós. Disse: “o que é a verdade”? Apressadamente Pilatos saiu da resposta. Jesus pode expô-la em outros momentos. Em sua palavras e atitudes do decorrer de sua vida e do envio do Espírito Santo.
Vem ao caso o lema na Campanha da Fraternidade, cujo tema é Políticas Públicas. Sua elaboração e implementação depende do lugar em que as pessoas ocupam na sociedade. Identificando os participantes, esclarece-se os objetivos.
Para responder a esta e outras questões a igreja nos convida a refletir e exercer os direitos de participação. Assegurá-las compete a todos, pois são para todos. Mesmo que sejam direcionados a diversos grupos sociais é direito à dignidade deles e uma justiça comum para com eles. Ali, como cidadãos e tendo direitos de cidadania, a força na retaguarda das palavras de Cristo – luz e sal do mundo – fazem-nos aderir, quando justos e pertinentes. Destacam aquelas que conduzem à dignidade os fragilizados e os vulneráveis pelas condições sub humanas.
Lamentável será nos omitirmos. Não queremos que a justiça das palavras de Jesus diminua nossos direitos à nossa própria libertação e a libertação de todos, de maneira especial temos consciência a quem. É parte de nosso compromisso de seguidores do Cristo ser de nossa alçada.
O documento 105 da CNBB, ressalta leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. Afirma que caridade é o nome da cidadania. Pelas informações correntes, sabemos que cidadania é Paz. Caridade e Paz formam parceria. Na construção e na recompensa.
De fato somos muitos em número seguidores do direito e da justiça expressadas pela Palavra de Jesus, e em conseqüência sentimo-nos convocados por ele a ser “sal”. E sal para quem não tem ainda a suficiente dignidade da cidadania.
Entendemos como oportunidade de convergirmos em nosso modo de “ver” o direito e a justiça, agregando mais unidade a nossa aprendizagem no maravilhoso percurso de nossos dias neste universo repleto de significado para nós. Este será o esperado ambiente social e cristão. O primeiro objetivo é este: ter uma visão comum. Visão pertinente a Palavra de Deus e aos relacionamentos humanos.


Publicado por: Douglas Varela Data: 22/03/2019 19:01

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 20/04/2019 10:41 por Douglas Varela

Área de Lazer terá ciclovia e passeios públicos

A Administração Municipal de Capinzal lançou recentemente o processo licitatório para a contratação de empresa [...]

Publicado em 18/04/2019 19:53 por Marlo Matielo

AD AGN Capinzal/FME estreia com derrota no Estadual Sub 16 da Liga Catarinense de Futsal

A AD AGN Capinzal/FME estreou com derrota no Estadual Sub 16 da Liga Catarinense de Futsal. Nesta quinta-feira, dia 18, [...]

Publicado em 18/04/2019 15:01 por Douglas Varela

Deputado Sopelsa viabiliza o pagamento de mais de R$ 200 mil do Programa SC Rural para o município de Ouro

Nesta etapa estão beneficiados também os municípios de Arvoredo, Xavantina e São Bonifácio  O deputado Moacir [...]

Outras notícias

Publicado em 20/04/2019 09:32

INGRATIDÃO E MENTIRA, UMA DUPLA PODEROSA!

Abril inicia com o dia da mentira e me causa verdadeiro pesar por ter uma data [...]

Publicado em 20/04/2019 09:26

SEMANA SANTA, BOLSONARO E A IMPRENSA!

Ufa, como o tempo passa rápido! Estamos no mês de abril, a Semana Santa que [...]

Publicado em 20/04/2019 09:25

SEMANA SANTA – “SEMANA MAIOR”

Os antigos a chamavam de “Semana Maior”, por ser a celebração mais [...]

Publicado em 18/04/2019 14:14

Chapecoense e Coração do Contestado venceram a primeira no Estadual da Liga Catarinense de Futsal

Dois jogos movimentaram a quarta-feira de futsal pelo Estadual LCF. Chapecoense [...]

Publicado em 18/04/2019 07:40

Fininho é o novo técnico da AEP Termas de Piratuba Futsal

O ex-jogador de Futsal, Paulo Sérgio Lira Goés, conhecido como Fininho, é o [...]

Publicado em 18/04/2019 06:58

Justiça Eleitoral não terá expediente dias 17, 18 e 19 de abril

    Em razão do feriado da Semana Santa, não haverá expediente [...]