No ar

Jardel Martinazzo

Tarde Total

13:30 - 14:59 com Jardel Martinazzo

No ar - Tarde Total Ouça ao vivo

5 grandes falhas de segurança de 2015

5 grandes falhas de segurança de 2015

O ano de 2015 foi marcado por uma série de invasões e informações de usuários, empresas e até agências do governo. Listamos 5 grandes casos de vulnerabilidades que se tornaram públicos neste ano. Algumas das falhas foram exploradas, como é o caso do site de traições Ashley Madison. Outras, como as descobertas no Flash, contribuiram para uma mudança de posicionamento no mercado da tecnologia.

Confira a lista completa: 

1. Android
Em agosto deste ano, pesquisadores de segurança descobriram uma brecha que poderia afetar 95% dos dispositivos que rodam Android. A falha, batizada de "Stagefright", permitia inutilizar o smartphone com uma simples mensagem, permitindo que criminosos monitorassem áudio, vídeo e até executassem à distância uma série de tarefas.

O Google disponibilizou patches de correção e se comprometeu a liberar as correções mensalmente, em uma tentativa de impedir que os dispositivos fiquem vulneráveis por muito tempo.

2. Ashley Madison
A invasão ao site Ashley Madison foi um dos casos de segurança na rede que ganhou mais destaque em 2015. O site, que funciona como uma rede social para pessoas que desejam ter relacionamentos extraconjugais, foi acusado de manter as informações de usuários mesmo quando eles pagavam para que elas fossem apagadas, o que gerou a revolta de um grupo de hackers, responsáveis pelo ataque. As consequências foram grandes: foram divulgados dois lotes com as informações pessoais de quem participava da plataforma. Alguns usuários recebem ameaças e são chantageados até hoje, meses depois do ocorrido.

3. Morte do Flash
Diversas falhas de segurança descobertas nos últimos anos fizeram com que a própria Adobe desencorajasse o uso da linguagem e incentivasse que os desenvolvedores usem "os novos padrões web", como o HTML 5. As vulnerabilidades permite, por exemplo, que invasores executem códigos maliciosos em máquinas de usuários. Ao longo do ano, navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox deixaram de suportar o formato, o que contribuiu para uma aceleração no processo de derrocada.

4. Carros



Dois pesquisadores de segurança e um jornalista demonstraram, em julho deste ano, como é possível invadir e tomar o controle de um carro em movimento. Ao mostrar como era fácil realizar a tarefa no veículo escolhido, um Jeep, a fabricante teve que realizar 1,4 milhão de motoristas para realizar correções de segurança.

5. EUA
Em fevereiro, a base de dados da Anthem, segunda maior seguradora de saúde dos Estados Unidos, foi roubada. Nomes, datas de nascimento, IDs, endereços de e-mail e outras informações pessoais de 80 milhões de clientes foram vazados pela internet. 
Em junho, o governo dos Estados Unidos informou que o país havia sido vítima de um ataque, que teve como resultado o roubo de identidade de mais de 20 milhões de funcionários. Os ataques se repetiram ao longo de 2015, o que fez com que especialistas em inteligência afirmassem que a ameaça à segurança nacional é tão grande que seus efeitos "vão durar décadas e custar bilhões de dólares".

Fonte: Redação Olhar Digital


Publicado por: Radio Capinzal AM Data: 19/12/2015 10:15

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 24/07/2017 08:16 por Fabio José Dos Santos Galio

Jovem capinzalense conquista o 3º lugar no Rodeio Nacional dos Campeões em Querência (MT)

Aconteceu no ultimo final de semana na cidade de Querência (MT), o Rodeio Nacional dos Campeões onde tradicionalistas [...]

Publicado em 23/07/2017 22:59 por Jardel Martinazzo

Motorista tem CNH e veículo apreendidos após colidir em viatura policial

Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas na tarde deste domingo, dia 23, em Ouro quando foi surpreendida [...]

Publicado em 23/07/2017 10:55 por Jardel Martinazzo

Paciente embriagado causa tumulto no hospital após se envolver em acidente de trânsito

Um homem embriagado deu trabalho para equipe médica do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal na madrugada deste [...]

Outras notícias

Publicado em 21/07/2017 05:36

Prefeitura de Lacerdópolis e SENAI concluem o curso de elétrica básica

A Administração Municipal de Lacerdópolis atenta a necessidade de [...]

Publicado em 20/07/2017 11:05

Advogado Bruno Almeida Spolti assume o PSD de Capinzal

O advogado Bruno Almeida Spolti é o novo presidente do PSD (Partido Social [...]

Publicado em 20/07/2017 10:36

Trabalhador que teve 50% do corpo queimado após choque elétrico recebe alta hospitalar

O construtor Egisto Vieira Sarmento, de 65 anos, recebeu alta na última [...]

Publicado em 20/07/2017 10:19

O QUE SÃO ESPÉCIES ENDÊMICAS?

O Brasil é um país rico em biodiversidade devido a vários fatores, como: os [...]

Publicado em 20/07/2017 09:17

AGUÇANDO A MEMÓRIA! - Professor Ciro em Capinzal

Passando por Capinzal SC, minha terra natal, justamente na semana que os meios [...]

Publicado em 20/07/2017 09:08

MEDOS E FOBIAS

O Medo é uma reação que aumenta a nossa capacidade de atenção, de [...]