No ar

Programação indisponível
  • SEMI FINAL
  • Jornal A Semana 17 anos
  • WHATS

A GRANDE SEMANA

A GRANDE SEMANA

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
2ª A 4ª FEIRAS – Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana. O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.
VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.


Publicado por: Douglas Varela Data: 15/04/2017 08:35

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 21/04/2018 11:50 por Jardel Martinazzo

Ônibus da Catarinense é assaltado e 40 passageiros trancados no bagageiro

Um ônibus da empresa Catarinense que fazia a linha Florianópolis a Foz do Iguaçu foi alvo de bandidos na rodovia SC [...]

Publicado em 21/04/2018 11:49 por Jardel Martinazzo

PM e BOPE prendem suspeito de homicídio a policial do BOPE do Paraná em Campos Novos

A Policia Militar de Campos Novos com apoio da RONE- Subdivisão do BOPE do Paraná (PR), que resultou na prisão na [...]

Publicado em 21/04/2018 08:43 por Jardel Martinazzo

Bombeiros combatem princípio de incêndio em aviário no interior de Capinzal

Um princípio de incêndio em aviário mobilizou o Corpo de Bombeiros no começo da tarde desta sexta-feira, dia 20, na [...]

Outras notícias

Publicado em 20/04/2018 07:59

Claudir Duarte pede a recuperação de estradas do interior

O vereador Claudir Duarte apresentou indicação na última segunda-feira, dia [...]

Publicado em 20/04/2018 07:51

Meneghini propõe Moção de Aplauso a todas as candidatas inscritas no Concurso da Rainha e Princesas de Ouro

A Câmara de Vereadores de Ouro aprovou na terceira sessão ordinária do mês [...]

Publicado em 20/04/2018 07:24

Vereadora Elone Masson solicita a limpeza do riacho que inicia no Bairro Kleinubing e deságua no Rio do Peixe

Na última sessão do Legislativo ourense, realizada na segunda-feira, dia 16, [...]

Publicado em 16/04/2018 08:11

AEP Termas de Piratuba Futsal vence duas partidas em casa

As equipes adulta e a Sub-18 jogaram no final de semana As duas equipes da AEP [...]

Publicado em 14/04/2018 11:20

LULA, PT e JUSTIÇA!

A semana que passou ficará no registro da História, especialmente do [...]

Publicado em 14/04/2018 11:17

PREOCUPE-SE COM NOSSA “CASA”...

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado anualmente em 15 de [...]