No ar

Marines Delazari Varela

Super Tarde

16:00 - 16:59 com Marines Delazari Varela

No ar - Super Tarde Ouça ao vivo

A GRANDE SEMANA

A GRANDE SEMANA

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
2ª A 4ª FEIRAS – Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana. O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.
VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.


Publicado por: Douglas Varela Data: 15/04/2017 08:35

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 17/08/2017 13:14 por Jardel Martinazzo

Entidades tem até sexta-feira para indicar representante ao concurso de rainha da Expovale

A Comissão Organizadora da Expovale 2017 entregou na última semana os convites as entidades para o concurso que irá [...]

Publicado em 17/08/2017 07:31 por Marlo Matielo

Diocese de Joaçaba participa do Mutirão Nacional de Comunicação

Representantes da Diocese de Joaçaba, acompanhadas pelo Bispo Dom Mário Marquez, participam a partir desta [...]

Publicado em 16/08/2017 20:29 por Marlo Matielo

PM apreende pequena quantidade de maconha na área central de Capinzal

Uma pequena quantidade de substância semelhante a maconha foi apreendida pela Polícia Militar durante a manhã desta [...]

Outras notícias

Publicado em 17/08/2017 15:09

Sub 14 da AD AGN/FME Capinzal estreia na segunda fase do Estadual da Liga nesta noite no Diletão

Os play-offs do Estadual da Liga Catarinense de Futsal da categoria sub 14 [...]

Publicado em 17/08/2017 07:44

Aprovado projeto que dá prioridade a professor para receber restituição do IRPF

Projeto de lei que concede prioridade aos professores para o recebimento da [...]

Publicado em 16/08/2017 07:14

Câmara Mirim realiza a primeira sessão ordinária do ano nesta tarde em Ouro

Será realizada na tarde desta quarta-feira, dia 16, a primeira sessão [...]

Publicado em 16/08/2017 07:02

Vereadora Elone Masson requer informações sobre cargos comissionados e o Troféu Destaque Econômico

Dois requerimentos apresentados pela vereadora Elone Masson foram aprovados por [...]

Publicado em 16/08/2017 06:38

CDL e SICREDI formalizam convênio que oferece linhas de créditos com juros especiais

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis e as [...]

Publicado em 15/08/2017 14:17

Claudir Duarte quer a instalação de redutor de velocidade na Rua Presidente Kennedy

A preocupação com o excesso de velocidade e o risco de acidentes motivaram o [...]