No ar

Programação indisponível

A GRANDE SEMANA

A GRANDE SEMANA

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.
2ª A 4ª FEIRAS – Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana. O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual. Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.
VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.


Publicado por: Douglas Varela Data: 15/04/2017 08:35

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 28/04/2017 20:10 por Douglas Varela

Médico é condenado há pouco mais de 2 anos pelas mortes de três pacientes no caso das endoscopias

Terminou por volta das 19h desta sexta-feira, 28, a sessão do Tribunal do Júri no qual estava sendo julgado o médico [...]

Publicado em 28/04/2017 09:47 por Douglas Varela

Achiles Pinho reconduzido a presidência do Sindicato da Construção e do Mobiliário

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis [...]

Publicado em 28/04/2017 07:38 por Jardel Martinazzo

AMPECO realiza assembleia geral e elege nova diretoria - VÍDEO

A empresária Sirlei Hellt Paggi assumiu a presidência da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Capinzal e Ouro [...]

Outras notícias

Publicado em 28/04/2017 09:53

Conselho de Desenvolvimento Econômico autoriza benefícios a empreendedores rurais

 Os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico reuniram-se na [...]

Publicado em 28/04/2017 09:43

Comunidade de Linha Bonita realizou almoço de confraternização

 A comunidade de Linha Bonita, no interior de Ouro, realizou o almoço de [...]

Publicado em 28/04/2017 09:35

“BALEIA AZUL” O JOGO DA HORA

Considerando que o suicídio na adolescência é um problema que diz respeito [...]

Publicado em 28/04/2017 09:25

GRIPE H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do [...]

Publicado em 28/04/2017 09:17

Novo Horizonte promoveu festa em honra a Santo Expedito

 A comunidade do Loteamento Novo Horizonte promoveu no domingo, dia 23, a [...]

Publicado em 27/04/2017 05:34

Mater Dolorum divulga a VII Semana Pedagógica na Assembleia Legislativa

Com o propósito de divulgar um dos maiores eventos relacionados à educação [...]