No ar

Marlo Matielo

Canal Aberto

07:30 - 08:59 com Marlo Matielo

No ar - Canal Aberto Ouça ao vivo

A HISTÓRIA VIVE!

A HISTÓRIA VIVE!

Em 1988, quando lecionava nas escolas Estaduais Mater Dolorum e Belisário Pena, em Capinzal SC, no auge de minha faculdade de História resolvi escrever um pequeno artigo sobre a História vive. Lembro-me que este artigo fez sucesso, aliás, passado trinta anos, e estando em vias de aposentadoria, percebo que ele continua sendo atualíssimo, pois a História é uma ciência que sempre foi cultivada por todas as sociedades, pois, preocupa-se com o Homem, seu passado, seu presente e futuro.

Os alunos ao estudar a História precisam ser levados a entender que esta ciência é como o ar que respiramos: pois, ela está sempre está presente, mesmo sem as pessoas perceber. É como o mar, sempre em movimento. A História é rica, agitada, viva e dinâmica que empenha as criaturas na luta por melhores situações e não no saudosismo de outras eras. É cheia de alegrias e dores, bem do jeito das pessoas que aqui vivem. É movida pela força dos grupos humanos, com caras, hábitos e interesses diferentes.

Se pensarmos, por exemplo, na História de nosso Brasil, veremos que ela vai sendo construída entre o silêncio, festas, prisões, paixões, tiroteios, carinhos e ódios. Na verdade, o grande personagem da História, somos todos nós, seres humanos. Essa verdade precisa ser bem colocada por todos os professores de História. Assim, os alunos passam a entender que a palavra "HISTÓRIA" (do grego HISTOR – aquele que viu, que testemunhou um acontecimento), não pode ser compreendida como uma lista de datas, fatos, nomes de grandes personagens, quase que uma lista telefônica exclusiva de pessoas importantes.

Caros leitores, não há homem sozinho, e o que ele construiu, realizou, sonhou ou perdeu, aconteceu em conjunto, com outras pessoas e em determinadas circunstâncias da época em que viveu.

Assim, fica claro que a História não é o saber das coisas velhas, mas o Homem preocupado com seu destino, sua origem buscando entender, dominar e superar sua realidade. A justa compreensão do sentido histórico faz o homem alguém, integrado em seu tempo, ao contrário do suposto pelos cultivadores da disciplina, apenas para endeusar a pátria, a religião em práticas distorcidas e condutoras da falsificação de todo o tipo. Quem não está em sintonia com sua época não pode entender outras épocas.

É dentro desta visão da História que precisamos refletir, por exemplo, por quais razões a copa do mundo e os jogos olímpicos foram realizados no Brasil. Será que foi apenas para enaltecer o esporte? Por que muitas autoridades constituídas naquela época hoje estão condenadas pela operação Lava Jato? Por que tanto empenho do governo federal e estadual da época em trazer estas gigantescas competições para o Brasil?

Não permitir essa reflexão é desconhecer a História, portanto, é dar outro "sentido" aos acontecimentos, é "endeusar" o fato ou governos, fazendo com que o povo e os nossos alunos continuem a ver apenas a História do herói e do vencido. É Reafirmar que o brasileiro é 'manso' e não resiste.

E, no entanto, nosso Brasil está aí mergulhado na injustiça, na violência, na desigualdade social, em episódios que nos deixam indignados..

Quiçá os professores de História tenham coragem e determinação em trabalhar em sala com texto, como este que demonstra que a disciplina de História é viva.


Publicado por: Douglas Varela Data: 22/03/2019 19:02

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/06/2019 07:55 por Jardel Martinazzo

Piratuba começa a receber inscrições para seletivo da educação e saúde

  Diversos candidatos já manifestaram interesse em prestar o exame de seleção para ocupar [...]

Publicado em 19/06/2019 07:21 por Jardel Martinazzo

Mulher procura a Polícia Militar após ser agredida pelo marido em Capinzal

Mais um caso de violência doméstica foi registrado pela Polícia Militar. Na noite de terça-feira (18) uma mulher [...]

Publicado em 18/06/2019 16:40 por Jardel Martinazzo

SINE retoma nesta quarta-feira os encaminhamentos de seguro desemprego

O Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Capinzal retoma nesta quarta-feira (19) os encaminhamentos de seguro [...]

Outras notícias

Publicado em 19/06/2019 07:33

PM apreende porções de maconha durante abordagem na Cidade Alta

A Polícia Militar apreendeu na noite de terça-feira (18) porções de maconha [...]

Publicado em 17/06/2019 08:07

Ingressos a venda para a 9ª Festa Italiana de Capinzal

O Grupo Cultural Itália Mia promove no dia 13 de julho, no Centro Educacional [...]

Publicado em 17/06/2019 08:07

Núcleo de Gastronomia da ACIRP realizou reunião de planejamento

Os integrantes do Núcleo da Gastronomia da Associação Empresarial do Baixo [...]

Publicado em 17/06/2019 08:06

AMPECO promoveu nova reunião com a diretoria

A diretoria da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Capinzal e Ouro [...]

Publicado em 17/06/2019 08:04

A VERDADE EMPÁTICA DOS EGOCÊNTRICOS

Estamos debaixo do mesmo céu, iluminados pela mesma luz solar e caminhantes [...]

Publicado em 17/06/2019 07:52

SOMOS ESSENCIALMENTE BONS OU MAUS?

Diariamente somos surpreendidos por alguns comportamentos que colocam a [...]