Jornal A Semana

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO EM FAMÍLIA

  • Douglas Varela
  • 15/02/2019 09:08
1355763525c669deedd8ee2.09561752.jpg

“A família que reza unida, permanece unida”. Esta é uma das grandes verdades que aprendemos dentro da Igreja, a oração no lar, isso mesmo, uma prática importante para a vivência em Deus.

Oração em Casa é viver na fé. Isso mesmo, ao orarmos em nossos lares estamos trazendo para os nossos lares a mais bela vivência na fé em Deus.

A oração no lar pode ser feito a vários momentos: nas refeições, no momento em que a família acorda ou antes de dormir. Ou seja, existem vários momentos onde podemos fazer lindas orações.

Quais os momentos de se fazer orações no lar ? A todo momento devemos fazer orações, não há hora e nem local dentro de nossas casas, porém há momentos em que tradicionalmente podemos dedicar para tal, e estes são:

Orações antes das refeições - orar antes das refeições é uma linda prática, pois neste momento estamos agradecendo a Deus pelo alimento que foi colocado em nossas mesas. A oração antes das refeições é uma antiga tradição que vem se perdendo em muitos lares, porém é essencial, pois este é um dos momentos onde os pais se reúnem com os filhos. Neste momento as família podem fazer uma reflexão conjunta e ter mais proximidade em um mundo onde cada vez mais somos distanciados dos que realmente importam.

Orações antes de dormir - as orações antes de dormir são importantes pois neste momento refletimos como foi o dia, pensar no que fizemos de bom, e no que poderíamos ter melhorado, além de pedir proteção para uma boa noite de sono.

Além do mais podemos ensinar nossas crianças com esta prática, mostrando a elas a importância de uma bela oração antes de dormir.

Oração como gratidão no lar - algo muito importante é compreendermos que em nosso lar temos um refúgio das intempéries do mundo, chuvas, ventos fortes, tempestades, ou mesmo o calor. Porém podemos também transformar nosso lar em um refúgio dos males. Isso mesmo, ao orar com fé em nosso lar,transformamos nossa casa em um lar e bênçãos, como podemos ler no Salmo 91: “Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”

O Terço e o Rosário em Casa - ao rezarmos o terço e o rosário em nossos lares estamos mais próximos de uma das mais belas devoções marianas, são momentos de oferecer nossas orações a Nossa Senhora, e tendo isso em mente, também devemos entender a importância de fazer esta oração em família no lar. As orações do terço e do rosário no lar, trazem as bênçãos de Nossa Senhora para nossas casas, além de unir mais nossas famílias nesse momento importante.

A importância da oração para as crianças

Orar com as crianças é muito importante, pois isso os insere cada vez mais dentro da vida de fé em Deus, e os aproxima de uma verdadeira fé. Ou seja, fazer com que as crianças de sua família façam a prática da oração no lar os motivará mais a viver uma vida na fé de Deus, aplicando os ensinamentos das aulas de catequese, vendo na prática em seus lares, motivando-os mais a participar das atividades da comunidade e da Igreja. Quando oramos no lar estamos dando um grande exemplo para as crianças, e as ensinando uma das mais belas maneiras de se conversar com Deus, a oração.

Portanto, um lar onde Deus se encontra é um lar protegido, é um lar de amor e fé, onde a família cresce dentro dos desígnios de Deus.

Por isso lembremo-nos da importância da oração em nossos lares, da leitura orante da Bíblia em nossas casas para lares fortes e em uma verdadeira vivência em Deus, nos trazendo inúmeras bênçãos que são derramadas pelo Pai a nós.

 


Enquete