Infraestrutura

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E A EDUCAÇÃO

  • Douglas Varela
  • 08/09/2017 11:56
182139763659b2afb847b959.28079202.jpg

“Parabéns, ó brasileiros! Já, com garbo juvenil, Do universo entre as nações/ Resplandece a do Brasil”.

Nos próximos dias vamos iniciar a Semana da Pátria e celebrar os 195 anos da Independência do Brasil. São muitas histórias, sentimentos e muita contradição que devem ser refletidas. As escolas comprometidas com o espírito patriota deveriam resgatar o entendimento de patriotismo e aguçar o sentido do verdadeiro amor cívico aos seus alunos.
Nos versos iniciais da estrofe do Hino da Independência, de 1822, cantamos que o Brasil destaca-se entre as todas as nações mundiais. Trazendo esta conotação para a atualidade, como o Brasil é destaque no cenário internacional? Será que todos têm consciência do que é ser livre e Independente? O que foi a “Independência do Brasil” e o que ela representa no contexto histórico brasileiro? É possível ligar os acontecimentos de 1822 com os dias atuais? Por quais motivos os brasileiros “esquecem” do sete de setembro? Estas são algumas indagações que deveriam permear a “Semana da Pátria”.
Acredito que a plena Independência de nossa pátria, acontecerá quando a educação tiver desta que em nosso país. Nossos alunos não estão sendo bem preparados, os dados do IDEB e as avaliações do ENEM demonstram este despreparo.
Nosso sistema educacional não contribuiu para que seus alunos se tornem pessoas livres e independentes. Não tenho a menor dúvida que a escola e todo o aparato educacional podem contribuir para o aperfeiçoamento e a realização daqueles que estão envolvidos neste sistema. E, por consequência, o amor pela Pátria também passa indiscutivelmente por esta boa, autentica e profunda educação recebida.
Não entendam que estou jogando toda a responsabilidade para a escola. Formar um cidadão é compromisso de todos, de modo especial da família; não esquecendo as autoridades constituídas, bem como da sociedade que também deve se comprometer para ajudar na boa formação de seus cidadãos.
A Independência do Brasil é um processo que se efetiva a cada dia e passa pelo processo educacional. E, como anda este processo? As crianças, adolescentes e jovens estão aprendendo? Acontece reflexão, análise, debate e questionamentos? Os pais comprometem-se com a educação dos filhos? As autoridades constituídas fornecem bons exemplos aos mais jovens, levando em consideração o amor à pátria?
Todos devem ajudar a formar bons cidadãos comprometidos com sua nação. Neste processo a família, as escolas e toda a sociedade devem ser membros ativos. Pela educação eu recebi e que transmito aos meus filhos tenho a convicção que a boa educação começa em casa, continua na escola e é vivenciada na sociedade.
Acredite que a plena independência passa impreterivelmente pela boa educação, tarefa de todos.
Um recado aos governantes: invistam na educação, em todos os aspectos ligados ao sistema educacional, caso contrário, continuaremos com um povo sem identidade, sem independência, na verdade uma massa que não sabe para onde vai. Esta é uma realidade que denegri a imagem de nosso país!
Pense nisto e lute pela sua independência!


Enquete