No ar

Marcio Pedro

Programa Marcio Pedro

17:00 - 17:59 com Marcio Pedro

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

A PROFISSÃO QUE NOS CONVOCA

A PROFISSÃO QUE NOS CONVOCA

Por vezes me encontro pensando que a escolha da profissão é pontuada pela influência da intuição e de sinais que a vida nos dá ao longo do tempo. Se assim não fosse, como explicar uma decisão entusiástica, súbita e certeira a respeito de seguir adiante em determinada carreira? Decisão esta que muitas vezes contraria as expectativas de terceiros e derruba por terra planejamentos outrora delineados. Falo aqui a respeito do jovem que carrega em seu íntimo o sonho de encontrar a felicidade trabalhando com aquilo que lhe incute no coração uma serenidade genuína, despertando inconscientemente para essa aspiração antes mesmo de conseguir expressá-la aos demais.

Ao longo dos anos passados no ensino fundamental e, especialmente, no ensino médio, percebe-se a grande dedicação de pais e professores em estender aos alunos visões de mundo que possibilitem a eles optarem com maior propriedade por um ofício para o qual se dedicarão futuramente. Contudo, como esperar que uma decisão tão importante como essa possa ser tomada diante de tantas mudanças e inconstâncias que caracterizam a adolescência? E mais: teriam os jovens maturidade suficiente para identificarem as responsabilidades e dificuldades que cada profissão traz em particular? Muito embora as diversas áreas do conhecimento contempladas na grade curricular das escolas brasileiras contribuam para que os jovens identifiquem as atividades que mais lhes agradam, bem como aquelas em que apresentam maior facilidade, as experiências de vida sempre terão papel fundamental na escolha da profissão... Basta realizar uma releitura das funções sociais que despertam no âmago um desejo de contribuição e, por que não, a sensação de pertencimento a uma missão maior.

De maneira nenhuma isso pode ser considerado uma tarefa fácil. Antes de tudo, é preciso um longo exercício de aceitação, tanto de sua própria personalidade, quanto do seu contexto de vida, para que o futuro a ser construído tenha como base um passado ainda vivo, sólido, assumido – um passado rememorado com orgulho por ter sido a força propulsora na corrida rumo à vitória. A partir disso, uma mente atenta será capaz de identificar aquilo que mais lhe desperta a vontade de ajudar – uma sensação de necessidade de investimento pessoal para que determinada iniciativa possa ser aprimorada às custas de inteligência, força de vontade e destreza manual.

A partir dessa análise, nasce o amor! Um amor discreto pela área que futuramente poderá lhe corresponder, caso você esteja pronto (e seja corajoso!) o suficiente para assumir um relacionamento sério com ela. Amor este que seja verdadeiramente precioso a ponto de valer cada minuto de intensa labuta, noites mal dormidas, preocupações e sacrifícios.... Mas que lhe recompense não apenas com um salário justo, mas principalmente com a certeza de que suas mãos são responsáveis pelo melhoramento constante de um serviço indispensável à sociedade; um trabalho que está fazendo a diferença na vida de outra pessoa.

A profissão dos sonhos existe? Com certeza! E é construída a cada novo dia... Em meio a tantos transtornos e desafios que nos fazem repensar se aquela foi a escolha certa. Ao passo que enfrentamos a jornada diária, nos transformamos. E ao final da história, chegamos à conclusão de que foi, sim, a melhor opção, pois fomos escolhidos a dedo por aquela carreira que tanto de nós necessitava.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 13/03/2020 08:26



Principais Notícias

Publicado em 03/06/2020 12:39 por Douglas Varela

Motocicleta cai da ponte no interior de Ouro e condutora é levada para o Hospital

Um acidente de trânsito com vítima mobilizou o Corpo de Bombeiros de Capinzal no final da manhã desta quarta-feira, [...]

Publicado em 02/06/2020 15:21 por Jardel Martinazzo

Grupo Schumann inaugura nova loja em Capinzal com mais de 700 m²

Com uma estrutura moderna, mais espaço, amplo número de produtos e um ambiente aconchegante com mais de 700 m², o [...]

Publicado em 02/06/2020 13:36 por Marlo Matielo

Provas do processo seletivo do Consórcio CIALAR serão transferidas

As provas do processo seletivo para a contratação temporária de servidores para o Abrigo Casa Lar de Capinzal devem [...]

Outras notícias

Publicado em 02/06/2020 11:55

Reunião irá discutir ações de combate à criminalidade em Ouro

O prefeito Neri Miqueloto receberá no final da tarde desta terça-feira (02) [...]

Publicado em 02/06/2020 07:13

Copercampos distribui 60 prêmios no segundo sorteio da campanha dos 50 anos

A Copercampos promoveu no dia 30 de abril, o segundo sorteio das promoções em [...]

Publicado em 01/06/2020 15:43

Governo de SC anuncia novo calendário de liberação de atividades

O governo de Santa Catarina editou um novo decreto de liberação de atividades [...]

Publicado em 29/05/2020 17:44

VAMOS ELIMINAR A BARRIGA DE TRIGO?

O médico cardiologista norte-americano, William Davis, escreveu o livro [...]

Publicado em 29/05/2020 17:38

MAIORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NÃO ESTÃO CONSEGUINDO CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Apesar das medidas anunciadas pelo governo nas últimas semanas, a maioria [...]

Publicado em 29/05/2020 17:00

O NEGACIONISMO SEBASTIANISTA E A BUSCA POR HERÓIS NACIONAIS

Em contraponto à análise do clássico sociólogo Max Weber, que define o [...]