Meio Ambiente

A utilização de sacolas retornáveis como proposta sustentável

  • Marlo Matielo
  • 20/09/2016 06:26
164236401557e1011ca36212.22271947.jpg

Instigados pelo professor Thiago Pires Canal, da disciplina de Direito Ambiental, no Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catariana (UNOESC), a desenvolver uma ação sustentável objetivando implantar a cultura da sustentabilidade e, assim, sensibilizar o público para disseminar o uso de tais práticas, a acadêmica Joice Dondel, residente no município de Ouro, destaca a sua proposta sustentável: a utilização de sacolas retornáveis.

 As sacolas plásticas são produzidas a partir de polímeros extraídos do petróleo, substancia não retornável e demoram aproximadamente 300 anos para se decompor.

 No Brasil, cerca de 1,5 bilhões de sacolas são distribuídas por hora, imagine esse número durante 1 ano.

 Se descartadas incorretamente, as sacolas plásticas entopem bueiros, aumentando o risco de enchentes, além disso, são responsáveis pela morte de diversos animais que as ingerem.

Essas são algumas dentre outras tantas consequências que o uso excessivo da sacola plástica pode acarretar e que todos nós sabemos.

 Diante disso, a estudante compartilha com a sociedade uma pequena ação que contribuirá para a diminuição desse problema ambiental.

 A proposta é adotar uma sacola retornável ao invés da sacola plástica.

 A sacola retornável, conhecida como ecobag, é um produto feito geralmente de tecido, que pode ser utilizado em diversas ocasiões e por vários anos.

 É algo simples que pode ser feito em casa com a decoração que preferir. Sabe aquela camisa que você não usa mais? Então, reutilize-a.

 Ao ir ao supermercado, farmácia, lojas..., leve consigo uma sacola retornável e contribua para a redução da sacola plástica em nosso meio. Seja você o exemplo.

 Compartilhe essa ideia! Conscientize seus pais, filhos, vizinhos, todos que estão ao seu redor. A semente da sustentabilidade precisa ser plantada no mundo todo.

 Uma informação importante: ao utilizar 1 sacola retornável você deixa de utilizar aproximadamente 500 sacolas por ano.

 Aos comerciantes: as sacolas retornáveis são uma ótima estratégia para divulgar sua marca. Pense nisso!

 A estudante tem consciência que não é somente utilizando sacolas retornáveis que os problemas relacionados ao meio ambiente irão cessar, entretanto, são pequenas ações que farão a diferença, talvez não hoje, nem amanhã, mas para as próximas gerações que aqui habitarão.

 “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos? (Martin Luther King).

Text produzido com base na proposta da acadêmica Joice Dondel.


Enquete