No ar

Programação indisponível

ALESC realizou em Capinzal audiência pública sobre embargo à carne de frango pela UE

ALESC realizou em Capinzal audiência pública sobre embargo à carne de frango pela UE

Na tarde desta sexta-feira, dia 18, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina em Capinzal, foi realizada uma audiência pública para discutir o embargo da União Europeia pela carne de frango aos frigoríficos brasileiros. O debate foi promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Agricultura e Política Rural.

O deputado estadual Natalino Lázare, presidente da Comissão, fez a abertura da audiência e em seguida repassou a palavra ao deputado Dirceu Desch, propositor do requerimento para a realização do evento. Prestigiaram ainda os deputados Cesar Valduga, Romildo Titon e Neodi Saretta, os prefeitos de Capinzal, Nilvo Dorini e de Ouro, Neri Miqueloto, vereadores, representantes de entidades, associações e órgãos do governo.

Dresch que também é vice-presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da ALESC, destacou em sua manifestação que a realização da audiência pública não trará a solução para o problema, sendo que o mesmo não é nada fácil de resolver e que dependerá de muitos esforços. “Queremos somar estes esforços e sair daqui com maior clareza, inclusive do que está acontecendo e o que poderá ocorrer no futuro. Essa é nossa expectativa”, comentou.

“Tenho uma profunda divergência do processo de apuração que a Justiça brasileira faz [Operação Carne Fraca]. Acompanhei um pouco o caso da Volkswagen na Alemanha. Acho que essa grande questão que nenhum país destrói os seus setores industriais quando tem fatos de corrupção. Mas isola o problema da corrupção, apura a corrupção e não destrói seus parques industriais. Isso é muito grave o que está acontecendo no Brasil e eu já tenho denunciado isso inúmeras vezes na Assembleia Legislativa”, destacou Dresch.

“Nós não podemos jogar a criança com a água suja tudo fora, dessas grandes experiências que o Brasil era extremamente competitivo no setor do petróleo, da construção pesada e de carnes que eram os três setores principais que o Brasil competia em qualquer país do mundo em qual fosse a região a nível internacional. Temos que ter mais responsabilidade”, acrescentou.    

Ricardo de Gouveia, Diretor Executivo do Sindicato das Industrias de Carne e Derivados do Estado de Santa Catarina, lembrou que a crise do setor é maior do que ocorreu em 2003. “Não é só a União Europeia que nós estamos enfrentando, estamos enfrentando outros países também com algumas dificuldades. Lembrar que por exemplo a Rússia suspendeu as importações do Brasil em dezembro de carne suína, toda a importação, e até agora não retomou. Quarenta por centro da exportação de carne suína brasileira vai para a Rússia, então o impacto é muito grande”; disse Gouveia.

Demais autoridades que participaram: Secretário Geral da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, José Modelski Junior; Coordenador de Políticas da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha; Presidente da Associação de Transportadores de Aves de Capinzal, Danilo Deitos; Presidente da Associação dos Avicultores do Baixo Vale do Rio do Peixe, Alcides Borges; Diretor Executivo da Federação do Trabalhadores da Agricultura Familiar, Aerton Luis Valmorbida; Gerente de Administração da ADR de Joaçaba, Jorge Ronaldo Phol.

Unidade de Capinzal

No dia 07 de maio a unidade da BRF de Capinzal concedeu 30 dias de férias coletivas a mais de 3 mil funcionários do setor de abate. Ao mesmo tempo em que descansam, todos vivem a expectativa de como será após o retorno das atividades. Recentemente o presidente do SINDICADEZAL, Ludovino Soccol, que representa a classe, afirmou que ainda não existe nenhuma posição da empresa quanto possíveis demissões. 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 18/05/2018 18:57



Principais Notícias

Publicado em 23/01/2019 06:35 por Jardel Martinazzo

Cadela é estuprada por detento no parque de máquinas da Prefeitura de Joaçaba

Um crime revoltante contra uma cadela, que é mantida junto com outros dois cães no parque de máquinas da prefeitura [...]

Publicado em 22/01/2019 08:17 por Jardel Martinazzo

Prefeitura de Ouro abre inscrições para processo seletivo

A Prefeitura de Ouro está com inscrições abertas para contratação temporária de servidores por meio de processo [...]

Publicado em 21/01/2019 19:59 por Marines Delazari Varela

Mulher é agredida e ameaçada de morte em Capinzal

A Senhora de iniciais C.B.B. por volta da 01h desta segunda (21) compareceu a Companhia da  Polícia Militar relatando [...]

Outras notícias

Publicado em 22/01/2019 18:03

Presidente do Legislativo reúne-se com gerentes das emissoras de rádio

O novo presidente do Legislativo ourense, Aldecir Luiz Meneghini reuniu-se na [...]

Publicado em 22/01/2019 17:45

Comissões permanentes do Legislativo ourense têm novos titulares

As comissões permanentes do Poder Legislativo do município de Ouro contam com [...]

Publicado em 21/01/2019 20:12

Equipamentos apreendidos por perturbação de sossego alheio e homem é detido por desacato em Capinzal

Por volta das 2h desta segunda-feira (21) a Polícia Militar acionada para se [...]

Publicado em 21/01/2019 19:46

Dois condutores notificados por se recusarem efetuar o teste de bafômetro em Ouro

Por volta das 21h30min deste domingo (20), a Polícia Militar em rondas no [...]

Publicado em 19/01/2019 10:05

Segue a venda de fichas de assados e cucas da festa de São Paulo Apóstolo

Continua na manhã deste sábado (19) a venda de churrasco suíno (R$ 25,00) e [...]

Publicado em 18/01/2019 13:32

Bovino de aproximadamente 400 quilos morre ao ser atingido por raio no interior de Ouro

Uma vaca leiteira, pesando entre 380 e 400 quilos, morreu na noite desta [...]