Agricultura

Alto Residência sedia almoço de confraternização da COAFAM

  • Douglas Varela
  • 08/12/2017 09:48
18991103585a2a7cc73155b4.25681008.jpg

A comunidade de Alto Residência sediou no domingo (03) o almoço de confraternização de final de ano da Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares de Capinzal, Zortéa e Campos Novos (COAFAM). O evento ocorreu no salão comunitário e reuniu aproximadamente 250 pessoas entre associados e colaboradores.

Além da diretoria e alguns vereadores, o encontro teve ainda a presença do Deputado Federal, Pedro Uczai, que antes do almoço fez uma explanação sobre o atual cenário da produção leiteira. O parlamentar expos três pontos específicos para que a produtores possam alcançar resultados positivos.

O primeiro, ele ressaltou a importância da organização e o cooperativismo. Outra situação se refere ao fortalecimento da cooperativa que garante a sobrevivência de todos os membros. O terceiro fator é a busca de uma estabilidade para o futuro da cadeira produtiva que está associada a redução do custo de produção e a mobilização junto ao governo para que compre o produto no período em que o preço está desfavorável aos produtores.

“Qualquer país do mundo faz isso, inclusive faz estoque e paga no ano seguinte para os produtores não produzirem tanto. O governo tem que comprar um bilhão de litros de leite nesse momento para aumentar o preço”, destacou Uczai o qual fez ainda uma observação que hoje é necessário 84 litros de leite para comprar um botijão de gás.

O presidente da COAFAM, Cristiano Ferrari, se mostrou satisfeito com a participação dos associados no evento e também com o crescimento da cooperativa. Desde que assumiu a diretoria no começo do ano o número de cooperados praticamente dobrou, passando de 34 para 64 associados. Ele atribui este crescimento a mobilização da diretoria.

Ferrari agradeceu o deputado Pedro Uczai pela participação do encontro e também a emenda parlamentar de R$ 300 mil viabilizada para a aquisição de um novo caminhão que será utilizado para o transporte da produção. Atualmente chega a 9 mil litros de leite por dia e 270 mil por mês.


Enquete