Educação

Alunos do EMITI promovem o I Seminário de Segurança e Revitalização da Área de Lazer

  • Jardel Martinazzo
  • 14/11/2018 10:44
20565732345bec1c1a19d286.23732423.jpg

Segurança Pública, um tema que sempre gera debate e divide opiniões. E com esse propósito, a Escola de Educação Básica Mater Dolorum, através de um grupo de alunos do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) estão desenvolvendo o projeto “Segurança Pública” que busca sensibilizar a população sobre a importância da Segurança e Revitalização da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito.

Com a presença do prefeito Nilvo Dorini, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Cleverson Garcez, o delegado de Polícia Civil da Comarca, Roberto Carpeggiane Moreira, representante de entidades e imprensa, na noite desta terça-feira (13) foi realizado o I Seminário de Segurança e Revitalização da Área de Lazer no auditório da escola.

Na abertura dos trabalhos a diretora Giana Martins destacou a iniciativa dos educandos e agradeceu as autoridades pela presença e colaboração no debate. Os estudantes envolvidos na atividades fizeram uma explanação sobre a temática e a importância do envolvimento da sociedade e, em seguida, o capitão Garcez conduziu algumas explicações, tendo aberto espaço para os demais presentes na mesa de honra.

A professora Dulcemari Vidi destaca que durante o encontro foram debatidas algumas ideias e analisadas ações já em andamento, como é o caso das rondas feitas diariamente pela Polícia Militar em horários alternados. Referente à revitalização, existe uma parceria com a administração municipal para o plantio de flores e instalação de corrimões nas escadas de acesso a Área de Lazer.

“Foi muito positivo, um momento de grande aprendizado e uma oportunidade pra quem esteve discutindo, participando e ouvindo, pra nós foi muito gratificante”, avaliou Dulcemari que juntamente com a professora Naiara Delazari coordenam o projeto.  

O estudante Dionatam Costa, de 15 anos, do primeiro ano do EMITI, classifica o debate como relevante, tendo em vista que o tema não abrange apenas a população local, mas também regional. Ele ficou satisfeito com a presença das autoridades no Seminário e conclamou toda a comunidade a se envolver nesta causa.

Marcos Mantovani, de 16 anos, que estuda no segundo ano do EMITI, lembrou que seguidamente surgem relatos de moradores que se sentem inseguros em frequentar a Área de Lazer, tanto no período da noite e, até mesmo, em plena luz do dia devido à presença de alguns indivíduos e algumas práticas ilícitas.

 

Enquete