Educação

Alunos do EMITI realizam Socialização dos Projetos de Intervenção

  • Jardel Martinazzo
  • 15/12/2018 11:10
19244218855c14ff0a9c7af8.98383902.jpg

A Escola de Educação Básica Mater Dolorum concluiu o segundo ano letivo do Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI. O educandário foi uma das 16 unidades de ensino de Santa Catarina a implantar o novo formato de educação e a primeira da regional de Joaçaba para os alunos da 1ª série do Ensino Médio.

O projeto piloto, resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Instituto Ayrton Senna, contou com duas turmas de 70 estudantes em Capinzal, sendo que para 2018 foi ampliado para alunos do 2º ano do Ensino Médio.

Os estudantes que frequentam o EMITI têm uma grade curricular diferenciada que contempla, além dos componentes curriculares, o núcleo articulador, que é formado pelo Projeto de Vida, Estudos Orientados e Projeto de Pesquisa.

“Pra nós é um momento de muita emoção. O EMITI veio pra fazer a diferença na vida da escola e aquilo que há muito tempo estamos brigando pela mudança na educação. Somos gratos com o trabalho desenvolvido por nossos profissionais e a dedicação dos alunos que são protagonistas desse novo processo educacional”, destacou a diretora Giana Martins.

Na sexta-feira (14), último dia de aulas, foi realizado a “Socialização dos Projetos de Intervenção” do segundo semestre de 2018 com a presença da direção, professores, alunos e algumas autoridades locais como o secretário de assistência social, Tiago Cassara, que representou o prefeito Nilvo Dorini e regionais, como José Junqueira de Carvalho, Gerente Regional de Educação (GERED) de Joaçaba. 

Os alunos do 1º ano desenvolveram projetos na escola como eventos culturais, os 8 R que mudam o mundo, revitalização da gruta e pátio anexo ao ginásio, além da revitalização do espaço adjacente à biblioteca.

Já os alunos do 2º ano desenvolveram intervenções fora da escola, como projeto de segurança e revitalização da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito. Um seminário debateu o assunto com a presença de autoridades de segurança pública como o comandante da Polícia Militar, Capitão Cleverson Garcez, o delegado de Polícia Civil, Roberto Carpeggiani Moreira e o CONSEG. Teve ainda o plantio de flores na Área de Lazer.

Também foi revitalizado o bosque e desenvolvido o “Ludilegria”, onde os educandos, vestidos de palhaços, levaram alegria aos enfermos do Hospital Nossa Senhora das Dores,  no CIALAR e na casa de uma pessoa que possui necessidades especiais.


Enquete