Geral

Americano que auxiliou na fundação dos clubes 4S retorna ao município de Ouro

  • Douglas Varela
  • 20/03/2017 12:35
56228027858cffa260ca0d5.89017264.jpg

Cinquenta anos depois de ter deixado o Brasil e retornado aos Estados Unidos, o norte-americano Joe Thigpen, de 72 anos, um dos precursores dos clubes 4S (Saber, Sentir, Saúde e Servir) no munícipio de Ouro, foi recebido com festa no último sábado, dia 18.

Joe está no Brasil a passeio, ciceroneado pelo engenheiro civil Antônio José Doin, o Zézo, e acompanhado pela esposa Becki, o irmão Larry, a cunhada Glenda e duas sobrinhas, os quais participaram de uma homenagem e de um almoço de confraternização no salão comunitário de Novo Porto Alegre.

Logo na chegada o americano não conteve a emoção ao reencontrar e abraçar os jovens e adolescentes de outrora que hoje, meio século depois, já são homens e mulheres com seus filhos e até netos.

Antes mesmo de voltar ao Brasil, Joe precisou reaprender o português, língua a qual deixou de falar quando retornou ao país de origem.  Nem mesmo a dificuldade em pronunciar algumas palavras impediram que ele contasse os principais momentos que marcaram sua vida em terras tão distantes e agradecesse todo o carinho recebido.  

”A ideia era ajudar os líderes locais para que eles pudessem ensinar a comunidade como trabalhar juntos e aprender a fazer as coisas com novas tecnologias e melhorar a produtividade”, destacou o agora psicólogo de empresas, que afirmou que estava ansioso para reencontrar os amigos e relembrar destes ensinamentos.

A jornalista Zélia Bonamigo, que hoje reside na cidade de Curitiba (PR), foi secretária do Clube 4S Alvorada de Novo Porto Alegre. Ela apresentou algumas fotos e contou detalhes de como eram desenvolvidas as atividades e o envolvimento da comunidade. “A emoção foi muito grande em poder reviver tantas coisas boas e poder ver e abraçar o Joe e sua família”, comentou Zélia.

O agricultor Antônio Viganó, morador da comunidade de Linha Sul que teve o clube 4S fundado em 1964 lembra que na época tinha apenas seis anos, mas já acompanhava os irmãos no desenvolvimento dos projetos voltados para a criação de aves e produção de grãos. Viganó se mostrou feliz em ter vivenciado estes momentos e de poder participar do evento que teve a presença de aproximadamente 170 pessoas.  

Enquete