Jornal A Semana

Análise Preliminar de Risco (APR)

  • Douglas Varela
  • 05/05/2017 07:22
1298007467590c5295db5ab9.08071938.jpg

A função da segurança do trabalho nas empresas é reduzir ao máximo os acidentes de trabalho, uma prática para reduzir tal número de acidentes é implementar a APR nas atividades da empresa.
Inicialmente usada por militares, hoje a APR é uma técnica que visa à prevenção de acidentes do trabalho através da antecipação dos riscos.
Assim, A Análise Preliminar de Risco consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fases do trabalho a fim de detectar os possíveis problemas que poderão acontecer durante a execução do trabalho. Depois de detectado os possíveis acidentes e problemas, devem ser adotadas medidas de controle e neutralização, essas medidas devem envolver toda equipe de trabalho, criando um clima de trabalho agradável e seguro em conjunto.
Como Elaborar uma APR: Para elaborar uma APR eficiente devem ser observados e relatados todos os riscos do ambiente. Para descobrir os riscos podemos usar como base o PPRA (programa de prevenção de riscos ambientais), Check lists, ou outros formulários elaborados para tal. Informações que não podem faltar numa APR: Nome da empresa; responsável pela elaboração da APR; data de aplicação da APR; as tarefas que devem ser executadas; os riscos do trabalho: Devem ser listado com riqueza de detalhes, afinal a APR existe justamente para listar os riscos e a partir dos riscos começamos a processo de neutralização, eliminação ou atenuação; os EPI's que devem ser obrigatoriamente utilizados; quais normas de segurança é necessário que os funcionários tenham treinamentos (NR-35: para trabalhar em altura, NR-33: para trabalhar em espaço confinado); quais as etapas de trabalho, visto que cada etapa os riscos, os EPI's podem alterar.
A APR é uma técnica que pode ser aplicada a várias atividades e pode ser usada em conjunto com outras técnicas de avaliação e controle.
Mensurar um percentual de redução de acidentes com a implementação da APR fica tanto quanto inadequado, entretanto sabendo corretamente todos os riscos e medidas cabíveis de proteção, o exercício do trabalho fica mais efetivo e seguro, reduzindo assim efetivamente o índice de acidentes.


Enquete