Jornal A Semana

Artesanato garante diversão e segunda fonte de renda a moradora do interior de Ouro

  • Douglas Varela
  • 03/02/2018 09:47
251856905a75a1df888df5.51460340.jpg

 
Os ensinamentos que recebeu ainda quando criança e a experiência que foi adquirindo com o passar do tempo tem garantido para a dona de casa Iraci Masson Rech, de 48 anos, uma renda extra a família com a confecção do seu artesanato.

Iraci que também auxilia nos afazeres da propriedade que reside e nos cuidados da casa em Linha Sagrado, interior de Ouro, conta que desde a infância e adolescência sempre teve contato com o artesanato através de familiares, mas que se intensificou nos últimos 18 anos.

A moradora realiza artesanatos em patchwork, chinelos decorados com pedras, bordados ponto Russo e Alemão. A prática diária e alguns cursos tem possibilitado os aprimoramentos necessários para a criação de novas peças. Na maioria das vezes a atividade é desenvolvida nos finais de semana.

Com a realização do artesanato ela ocupa seu tempo nas horas vagas e automaticamente garante uma segunda fonte de renda. Ela conta que chega a produzir cerca de dez peças por mês que são comercializadas as pessoas mais conhecidas e até mesmo familiares.

A dona de casa se orgulha em dizer que tudo é produzido manualmente, sem auxílio de máquinas ou qualquer outro equipamento. O resultado são clientes satisfeitos com as peças adquiridas as quais se multiplicam na medida em que outras pessoas conhecem seu trabalho.

Há cerca de três anos e meio a moradora faz parte da Associação Tecendo Cidadania de Ouro (ATECO) que oferece incentivo e ainda um suporte, principalmente na divulgação. A participação em eventos também tem possibilitado aumentar o volume de vendas. O principal deles é a Festa do Colono de Ouro.

Independente do dinheiro que consegue arrecadar, o mais importante é que a dona de casa mantém a tradição dos seus antepassados e incentiva para que novas gerações, como os seus filhos, possam fazer o mesmo e não deixar que as novas tecnologias aniquilam a atividade que além de bela é muito prazerosa.

Enquete