Jornal A Semana

AS RAÍZES DA MOTIVAÇÃO

  • Douglas Varela
  • 28/02/2020 07:27
10516197345e58eb4bc006d8.64067672.jpg

As luminárias responsáveis por destinar luz aos dias sombrios de anônimos caminhantes pela estrada da vida escondem-se em íntimos sonhos que se perdem entre a imaginação e a realidade. Como Drummond explicita em seu poema O Arco; a paixão, o peito, a voz, possuem um sentido que as motivam a continuar em movimento: “Que quer a paixão? detê-lo. Que quer o peito? fechar-se contra os poderes do mundo para na treva fundir-se.” Ao parar e conversar com pessoas, mesmo que desconhecidas, é possível encontrar em variados seres um elo universal: a crença em um sonho. Possuímos, sem exceção, algum tipo de luz responsável por iluminar nossa escuridão.

Durante esta semana passei três dias em uma feira de exposição rural, a Tecnoeste. Junto com um colega, fiquei em um estande explicando os objetivos, criações e aplicações do curso que está nos formando como técnicos em informática para internet. Várias pessoas, dos mais diversos seguimentos ouviram nossa apresentação, teceram comentários, interagiram com os softwares e trocaram experiências. Todas elas tinham algo para contribuir com o que havia sido dito, desde a sugestão de novas técnicas de programação, a apresentação de problemas a serem resolvidos, a descrição de suas realidades e as possíveis aplicações tecnológicas.

Fiquei admirada ouvindo as distintas perspectivas que a mesma apresentação despertava em pessoas diferentes. De acordo com área que a pessoa atuava, ela pensava em aplicações tecnológicas para facilitar seu segmento. Ouvi sugestões desde a criação de jogos online para facilitar o ensino de química até sensores para verificar a umidade de grãos durante safras. Então, pude perceber que as pessoas são aquilo que amam. E sempre pensam em melhorar a área profissional que as cativa.

Todas as pessoas possuem um sonho, um propósito, um objetivo, um porquê e têm algo que as motivam a acordar cedo todos os dias. Nós possuímos uma chama dentro de nossos peitos que nos ilumina mesmo quando passamos pelos caminhos mais sombrios. Existe algo dentro de nós que sempre faz com que nossos olhos brilhem. E nosso amor puro por algo é o que nos mantêm vivos. Quando nada mais fizer sentido e tudo parecer estar perdido, basta lembrar daquele sonho. Dessa coisa que carregamos dentro de nossos corações e que nem sabemos explicar o porquê. Desse amor incondicional e inexplicável que brota espontaneamente ao conversar com pessoas quando precisam definir quem são.

O amor e a crença em algo é a raiz motivacional para pessoas que querem mudar o mundo.


Enquete