Cultura

Ato Cívico abre a programação da Semana da Pátria em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 01/09/2018 10:09
20912556945b8a973136dce2.84232317.jpg

Na manhã deste sábado (01) ocorreu a solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria em Capinzal que se entende até o dia 7 de setembro. O Ato Cívico foi realizado defronte ao Centro Administrativo com a presença de autoridades, professores, estudantes e comunidade em geral. 

A vice-prefeita Noemia Pizzamiglio, que juntamente com a Secretaria da Educação, Cultura e Esportes coordena a programação sob o tema “O que eu posso fazer pelo Brasil” representou o prefeito Nilvo Dorini que foi submetido a um procedimento cirúrgico.

Inicialmente foi realizado o hasteamento da bandeira com a presença do Aspirante André Germanovix, que representou o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Diego Franz e o vereador Lucas Dorini, que representou a Câmara de Vereadores e o presidente Gilmar Junior da Silveira.

A aluna Lívia Victoria Silveira, acompanhada pelos professores da Escola Municipal de Musica interpretou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, alunos das escolas estaduais e municipais realizaram uma reflexão sobre a Independência do Brasil. Foi apresentada uma paródia da música "Impressionando os Anjos" (Gustavo Miotto) pelos alunos da escola Municipal e Estadual Belisário Pena.

"A Independência do Brasil é tão significativa para nós que mesmo depois de 196 anos ainda comemoramos essa conquista com orgulho, afinal, somos um povo livre, temos uma nacionalidade que nos é própria, somos brasileiros, nascidos em uma terra gigante. Só se constrói um país quando o povo participa de sua história, quando o povo exercita sua cidadania, que passa a ter atitudes, fazendo a diferença. Não é preciso grandes obras, basta começar pela própria casa, pela escola, pela rua, pelo bairro e cidade, e é através de pequenos gestos e pequenas atitudes que chegaremos a grandes resultados. Portanto, a Semana da Pátria não pode ser esquecida, mas sim reverenciada. É através de ações como as que serão desenvolvidas em Capinzal, iniciando hoje, no dia primeiro, e se estendendo até o 7 de Setembro que nós mantemos viva essa memória de que somos seres pertencentes à Pátria”, discursou Noêmia.

O encerramento do Ato Cívico teve a execução do Hino da Independência, que foi interpretado pelo aluno do Coral da Escola Municipal de Música Jean Marcos Boaretto, acompanhado pela professora Carmem Baseggio e o Professor Carlos Alberto da Silva.

A panfletagem do Grupo de Alcoólicos Anônimos Renascer previsto para ser realizado nesta manhã no Calçadão e a ação social, Sicredi na Praça, durante o período da tarde na Praça Pedro Lélis da Rocha foram adiadas devido a instabilidade climática. 

Durante a Semana da Pátria todas as escolas do município realizaram Ato Cívico em seus estabelecimentos de ensino, acompanhando a programação das rádios Capinzal e Barriga Verde. As entidades realizarão suas ações, culminando no dia 7 de Setembro com um grande ato Cívico no Ginásio de Esportes Dileto Bertaiolli.

O evento irá iniciar às 10 horas, com a participação das entidades e todas as escolas, a Banda Municipal e uma atração especial da Corporação Municipal Pantera do Vale de União da Vitória.


Enquete