Bombeiros

Atualizada: Homem com surto psicótico movimenta Bombeiros e PM de Capinzal

  • Capinzal FM
  • 02/11/2019 23:45
9730695435dbe3feed57b74.75900187.jpeg

Uma ocorrência a atípica movimentou o setor de segurança pública de Capinzal na noite de sábado e madrugada de domingo. Foram 8 horas de negociação.

Tudo começou por volta das 21 horas no Loteamento São Luiz. Uma moradora relatou que seu vizinho totalmente transtornado, jogou uma pedra em direção dela e de algumas crianças no pátio de sua casa.

Na chegada a guarnição constatou o C.J.F. estava na sacada de sua residência fazendo ameaças a pessoas na rua. A vítima M.I.R. prestou seu relato, e após a guarnição subiu até a residência do autor. O mesmo se encontrava dentro de casa, trancado e alterado.

Os policiais já conheciam o envolvido de ocorrências anteriores, além disso sabia do seu problema psicológico e que o mesmo estava em surto psicótico.

Foi tentando realizar um contato verbal, porém sem sucesso. Diante do fato de que o autor está em surto, e ingerindo bebida alcoólica, foi entrado em contato com sua irmã a qual  autorizou a entrada da residência.

Com auxílio do Corpo de Bombeiros, foi aberta a porta de entrada da casa, momento que o homem investiu contra guarnição com uma cadeira, sendo efetuado um disparo da pistola elétrica incapacitante, o qual não conteve.

Nesse momento, o autor jogou a cadeira em direção à guarnição e em seguida pegou uma foice, vindo a investir contra os policiais, sendo assim foi recuado e C.J.F. voltou para dentro da casa, vindo a se fechar.

Foi solicitado apoio a guarnição de Piratuba. Na chegada foi tentado um novo contato com o autor, novamente ele investiu com a foice contra a guarnição, sendo necessário efetuar disparos de munição de elastômero, também conhecido como bala de borracha.

Os disparos não foram suficientes para conter o homem, o qual retornou para dentro de casa, se abrigando atrás da geladeira. Ele estava muito alterado, em surto e ingerindo bebida alcoólica a todo momento.

Com isso foi informado o Comando, e acionado o PPT de Herval d’ Oeste, para deslocar até o local. Na chegada do apoio foi restabelecido mais uma vez um contato verbal, mas o autor continuava agressivo, alterado, ingerindo bebida alcoólica, e ameaçando os policiais.

As guarnições utilizaram equipamentos não letais, com granada explosiva indolor e uma fumígena, para tentar conter o morador, já que o mesmo apresentava risco a guarnição e a sua própria integridade física.

Ao efetuar esse procedimento foi realizada uma entrada tática com o PPT, feito um disparo com jato direto e também mais disparo com a pistola elétrica incapacitante. O homem foi atingido, porém não o incapacitou, voltando a investir com a foice contra os policiais. Nesse instante ele correu para o banheiro e se trancou.

Em seguida para segurança dos policiais foi colocado na frente da porta do banheiro 2 geladeiras para novamente restabelecer um diálogo e uma possível colaboração do autor.

Foi utilizado gás lacrimogêneo e de pimenta para tentar que o morador saísse do banheiro, já que o mesmo começou a falar em suicídio, não tendo êxito. Logo em seguida foi retomada a negociação.

Depois de algumas horas de tentativa, o autor concordou em entregar a foice e sair do banheiro. Momento esse que o Corpo de Bombeiros de Capinzal fez o primeiro atendimento, e conduziu o homem ao Hospital Nossa Senhora das Dores.

O morador ficou hospitalizado, devido ao seu estado de surto psicótico, para resguardar sua integridade física. Foi realizado medicação na veia para acalma-lo e sedar.

Diante dos fatos a guarnição confeccionou o boletim de ocorrência, para demais providências cabíveis, realizado o levantamento fotográfico, e efetuado a aprendido a foice.


Enquete