Agricultura

Aurora suspende abate por suspeita de vírus

  • Capinzal FM
  • 28/11/2018 19:50
8788718885bff0e1eb02728.79516941.jpg

 

O Portal de Notícias Caco da Rosa recebeu informação de que o frigorífico Aurora de Joaçaba teve que suspender o abate de suínos desde o último sábado (24), depois que um lote de animais apresentou lesões sugestivas de febre aftosa. A Cidasc foi notificada e esteve no local colhendo amostras que foram enviadas para exames laboratoriais.

Em entrevista à Rádio Líder, a médica veterinária do órgão, Michele Pagani Machado, confirmou a informação. De acordo com ela, um lote com aproximadamente 45 animais apresentava lesões no fusinho e casco, típicas da febre aftosa. No entanto o diagnóstico foi negativo para a doença. “Ainda não temos o resultado final, mas possivelmente era estomatite vesicular, uma doença mais branda, que não causa transtornos com interdição”, explicou,

A médica veterinária também informou que os animais foram desinterditados e a Unidade de Joaçaba retomou as atividades na tarde desta terça-feira (28). Agora os funcionários estão preocupados com a reposição das horas.

Como Santa Catarina possui o certificado de livre de aftosa sem vacinação, o registro da doença prejudicaria economicamente o Estado, que perderia o mercado internacional.

A procedência dos animais foi identificada pelo Guia de Trânsito Animal (GTA), e a Cidasc vai realizar um trabalho na propriedade para descobrir o foco da doença.

Fonte: Caco da Rosa 


Enquete