Economia

Balsa da Praia Bonita suspendeu temporariamente as travessias entre SC e RS

  • Marlo Matielo
  • 20/04/2020 14:12
1978779095e9dd882df2f88.30722024.jpg

A Balsa da Praia Bonita, localizada na comunidade de Barro Branco, suspendeu temporariamente a travessia de veículos entre Capinzal (SC) e Machadinho (RS) no sábado, dia 18. 

De acordo com o empresário Neri Santos, proprietário da empresa detentora da concessão do serviço, dois fatores determinaram a interrupção momentânea das atividades: o baixo nível do lago da Usina Hidrelétrica Machadinho e as medidas que restringiram a circulação de veículos por conta do coronavírus. 

Santos explicou que a balsa pode operar com segurança quando o nível do Lago de Machadinho estiver entre 465m e 480m em relação ao nível do mar. Que atualmente o nível está em 462,7 em relação ao nível do mar, o que inviabiliza a atracagem tanto do lado catarinense quando do Rio Grande do Sul.   

Em entrevista a Rádio Capinzal/Jornal A Semana, o empresário afirmou que a adequação dos portos por parte das prefeituras de Capinzal e de Machadinho seria neste momento muito onerosa em razão até do baixo fluxo que vinha sendo registrado. 

“O movimento caiu muito nos últimos dias, desde que as medidas de isolamento social e de restrição de mobilidade foram colocadas em prática pelos governos estaduais, tornando inviável por ora a manutenção das atividades” afirmou o proprietário da balsa. 

Neri Santos reiterou que assim que as condições foram favoráveis a balsa voltará a operar normalmente. 

Os motoristas que precisarem se deslocar ao Rio Grande do Sul podem utilizar o acesso sobre a Usina Hidrelétrica ou a Balsa da Volta Grande, que liga Zortéa a Machadinho.  


Enquete