Saúde

Bebê de 10 meses está com suspeita de sarampo em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 20/07/2018 23:00
12385349795b5294f7df5747.76267091.jpg

Foto ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Capinzal notificou na quinta-feira, dia 19, um caso suspeito de sarampo no município. Um bebê de 10 meses apresentou os sintomas da doença, mas não chegou a ser hospitalizado. Foi realizada a coleta de sangue para exame, sendo que nos próximos dias sairá o resultado.

Conforme apurou a reportagem da Rádio Capinzal, a Secretaria de Saúde está seguindo as recomendações da Gerência Regional de Saúde, de modo que as pessoas que tiveram contato com o menino foram vacinadas. As medidas são preventivas.

Embora seja raro, o bebê entre os 6 meses e 1 ano de idade pode ser contaminado com sarampo. Como outras tantas doenças, a vacinação é uma forma de se proteger, mas como neste caso ela é indicada após os primeiros 12 meses, alguns bebês podem acabar tendo a doença antes dessa idade. Os sintomas do sarampo são febre extrema, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico. 

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus. Geralmente, atinge bebês e crianças de até 5 anos que não tomaram a vacina. Também pode aparecer em adultos, e se não for tratada pode acarretar outras complicações como pneumonia, conjuntivite, cegueira, convulsões, diarreia, infecções no ouvido e respiratórias, encefalia e lesão cerebral. No pior dos casos, ele pode levar o paciente à morte.

Vacinação

A vacina contra o sarampo incluída no Plano Nacional de Vacinação deve ser feita após o 1º ano de idade. Isso acontece porque durante os primeiros meses de vida, o bebê se encontra protegido com os anticorpos do sarampo que recebeu da mãe durante a gravidez e durante a amamentação exclusiva e, por isso, está protegido da doença.

Porém, crianças que não fizeram amamentação exclusiva podem apresentar um número inferior de anticorpos, o que acaba facilitando o surgimento da doença antes dos 12 meses e antes de se fazer a vacinação. Além disso, se a mãe nunca tomou a vacina do sarampo ou não teve a doença também pode não ter anticorpos para passar para o bebê, aumentando o risco de o bebê desenvolver sarampo.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa no dia 06 de agosto.

 


Enquete