Jornal A Semana

Bebida Alcoólica E Direção

  • Douglas Varela
  • 10/02/2018 09:20
4702635715a7ed591686872.22865123.jpg

Estamos chegando próximo ao “feriadão” de carnaval. Feriado esse que muitas famílias aproveitam para viajar, seja para comemorar a data ou simplesmente para descansar.
Infelizmente a data é vinculada ao excessivo consumo de bebida alcoólica, se fosse apenas isso não haveria problema, o maior problema que em muitos casos o consumo de bebida alcoólica está vinculado ao ato de dirigir.
A destreza e outras habilidades necessárias para a direção, como a tomada de decisões, são prejudicadas muito antes dos sinais físicos da embriaguez começarem a aparecer. Isso porque, já nos primeiros goles, o álcool atua como estimulante e pode deixar as pessoas, temporariamente, com uma sensação de excitação. No entanto, as inibições e a capacidade de julgamento são rapidamente afetadas, aumentando a probabilidade de tomarem decisões equivocadas. O tempo de reação e reflexos também sofre alterações, comprometendo ainda mais as habilidades necessárias para o ato de dirigir. Em altas doses, a bebida alcoólica pode também causar sonolência ou até mesmo ocasionar a perda da consciência ao volante.
Vamos fazer um carnaval diferente e consciente, nunca é demais salientar: Se beber, não dirija!


Enquete