Jornal A Semana

Blockchain: O mundo mudará sua forma de fazer negocios!

  • Capinzal FM
  • 14/12/2018 08:10
14208446265c1381ea8e7090.81053623.jpg

O Blockchain causará no mercado financeiro a mesma revolução que a internet causou na vida das pessoas. Desta afirmação não tenho dúvidas. É só uma questão de tempo.


De uma forma simplificada, o Blockchain (significa corrente de blocos) é uma grande rede de dados pública, armazenada em milhões de computadores ao redor do mundo, que registra em formato de arquivo digital transações e dados de qualquer tipo. Esta rede é remota, e como está sendo registrada a todo segundo em vários computadores é praticamente inviolável.


Para exemplificar: Se hoje duas pessoas querem se casar e não querem enfrentar a fila do cartório, elas poderiam juntar várias pessoas e deixar registrado com todas elas um documento que comprove que houve esse casamento. Como esta informação estará com várias pessoas, não será possível violar o registro, pois cada pessoa terá uma cópia do original.

O Blockchain funciona desta forma, mas ao invés de pessoas, o registro fica em uma rede de dados mundial em milhões de computadores. Uma vez confirmada a informação, ela não pode mais ser desfeita, estornada ou cancelada. Se existiu, vai existir pra sempre nos registros do Blockchain. Isso passa segurança e confiabilidade para os envolvidos na transação.


Agora, você sabe como isso influenciará você? A tecnologia do Blockchain está sendo pensada para vários setores, inclusive para os cartórios e fóruns de todo mundo, pela sua confiabilidade na informação. Mas a maior transformação será na área financeira. O Blockchain é um sistema criado inicialmente para transação de criptomoedas, mas pode ser utilizado para transações de qualquer natureza.

Para o mercado financeiro será uma maravilha. Os bancos existem hoje para dar confiança às transações financeiras entre as pessoas e empresas no momento do pagamento, sendo através de cartão de crédito, ou outros meios. Só que nós acabamos pagando caro por esta confiança que o banco transmite aos negócios.

Pagamos em forma de taxas, tarifas, anuidade de cartão, dentre outras cobranças. O Blockchain vem para não precisarmos de tantos intermediários nas transações financeiras, podendo assim reduzir e muito os custos de uma operação envolvendo valores.

Numa compra no cartão de crédito por exemplo, a pessoa que está adquirindo um bem ou serviço paga a anuidade do cartão, e o comerciante paga os juros para emissora do cartão, e a taxa de manutenção da maquininha, além de outros custos extras que podem vir a existir (taxa de renovação, adiantamentos...). Se o pagamento fosse feito por meio do Blockchain não haveriam esses custos por não haver intermediadores.


Ainda: Você sabia que o seu computador pode ser utilizado para processar e armazenar os dados da rede Blockchain? Exatamente. Você pode “alugar” a memória do seu computador para a rede processar os dados do Blockchain e receber seu pagamento em forma de Bitcoins! A forma de fazermos negócios está mudando. É bom ficarmos atentos.


Enquete