Bombeiros

Bombeiros repassam dicas para evitar acidentes com enfeites natalinos

  • Jorge Luiz Soldi
  • 27/11/2019 08:52
4005030645dde652fbaa0e9.40610919.jpg

A proximidade do período de festas de final de ano leva muitas pessoas a preparar o ambiente doméstico ou comercial com a decoração natalina. A reutilização de enfeites natalinos de outros anos, como luzes, fios e mangueiras, utilização de mais de um “T” em cada tomada, geralmente são o problema.

De acordo com o Tenente André Germanovix, comandante do Corpo de Bombeiros de Capinzal, Ouro e Zortéa, os problemas nestas  instalações elétricas são os grandes responsáveis pelo número de incêndios no País, ocupando um dos primeiros lugares entre os "vilões". Mas há soluções.

Segundo Germanovix, antes de reutilizar os seus enfeites natalinos que tenham condução de energia elétrica  eles devem passar por rigoroso controle para garantir a segurança evitando assim maiores problemas. Não sobre carregar tomadas com mais de um “T” ou benjamim, prática costumeira na maioria das residências da região. Por fim ele adverte que os donos das casas ou do estabelecimento devem desligar os equipamentos quando não houver pessoas no local.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Capinzal, também comentou a reportagem da Rádio Capinzal/ Jornal “A Semana”, sobre os frequentes incêndios que são registrados em aviários na nossa região. Ele destaca que na maioria das vezes estes incêndios são provenientes a problemas na parte elétrica destas edificações e disse que “o  investimento que se faz na aquisição de produtos e equipamentos corretos ou mesmo  na revisão da parte elétrica proporciona retorno em bem pouco tempo e garante a segurança do imóvel  e das pessoas.

 


Enquete