Geral

BRF de Capinzal pagará em novembro R$ 5,4 milhões referente ao período de troca de uniformes

  • Jardel Martinazzo
  • 14/10/2018 15:22
20080046135bc3899be3f5c5.68024379.jpg

Pouco mais de 1.400 trabalhadores assinaram na semana passada o termo para o recebimento dos valores referentes ao período de troca de uniformes da empresa BRF de Capinzal. O montante gira em torno de R$ 5,4 milhões que será depositado na conta dos funcionários no dia 1º de novembro.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústrias de Alimentação e Afins de Capinzal (Sindicadezal), Ludovino Soccol, inicialmente o procedimento foi realizado com os trabalhadores ativos.

A partir de segunda-feira (15) será iniciado o procedimento com os trabalhadores inativos, ou seja, aqueles que não fazem mais parte do quadro funcional, mas que trabalharam na empresa no período de 2005 a 2010. O atendimento por ordem de chegada será feito na guarita da BRF com limite de 100 pessoas por dia.

Soccol ressalta que os beneficiados devem portar consigo a Carteira Profissional, cópias do CPF, Carteira de Identidade e conta corrente, outro tipo de conta não será aceito. Para os funcionários já falecidos, seus familiares devem comparecer com a cópia da Certidão de Óbito e a declaração de dependente legal, emitido pela Previdência Social.

O Sindicalista lembra que o prazo de conclusão do procedimento é de seis meses, mas a expectativa é realizar em dois meses. Ele enfatiza que os funcionários que ingressaram com ação na justiça não estão contemplados com o pagamento, desde que comprovem com documento a desistência.

O pagamento é correspondente as horas-extras ao tempo de troca de uniformes que não era computado pela empresa como jornada de trabalho, apesar de o uso do uniforme ser uma norma sanitária obrigatória.

Novidade

A partir de primeiro de janeiro de 2019 os funcionários da unidade fabril terão mais três minutos para troca de uniforme, passando de 12 para 15 minutos.


Enquete