Legislativo

Câmara aprova projeto que garante atendimento preferencial a pessoas com autismo em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 20/02/2018 22:39
7252739495a8cd0accfba47.06294241.jpeg

A Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou durante sessão ordinária desta terça-feira, 20, um projeto de lei que determina a inclusão do símbolo internacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em supermercados, farmácias, bancos, restaurantes, bares, lojas em geral e casas lotéricas de Capinzal como forma de garantir o atendimento preferencial.

De autoria do vereador Bruno Michel Fávero (SD) o projeto semelhante foi recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores de Ouro. Assim que sancionada pelo prefeito Nilvo Dorini (MDB), os estabelecimentos que não cumprirem a Lei sofrerão sanções e multas, regulamentadas pelo Poder Executivo.

O atendimento preferencial para autistas já é lei no entanto a não identificação desse direito faz com que muitos tenham dificuldade de segurá-lo e até o desconheçam. Além disso, a inclusão social também ganha quando toda a população toma conhecimento dos direitos e desafios de pessoas com autismo ou qualquer outro transtorno ou deficiência.

Autismo

Autismo é um transtorno do desenvolvimento que dificulta a interação social da criança, atrasos na linguagem etc. Uma das principais características do autismo é a hiperatividade, o que deixa a criança muito agitada, impaciente, na maioria dos casos, são necessários remédios para deixar a criança mais calma.

“Com a aprovação do referido projeto de lei, estaremos atendendo pais que possuem filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois pelo fato da deficiência não ser visível, os familiares relatam o quanto é difícil entrar em filas prioritárias e sempre enfrentam situações recriminatórias, preconceitos e discriminação”, destacou Fávero.


Enquete