No ar

Programação indisponível

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” a Campanha de 2017, apresenta a necessidade do despertar de cada pessoa, para uma consciência ambiental e uma conversão pessoal e comunitária com relação ao tema.

O desafio da CF 2017 é formar consciência, de modo que as pessoas contemplem o meio ambiente de uma forma mais cristã. Por conseguinte, a Igreja percebe que é necessário uma reflexão mais aprofundada sobre a importância do pensamento coletivo, de uma responsabilidade assumida verdadeiramente com respeito ao próximo e à natureza, como princípios de um bom cristão.

O grande desafio é o individualismo acentuado vivido em nossa sociedade. Um exemplo evidente dessa tendência foi a crise hídrica no Estado de São Paulo, em que muitas pessoas só tomavam consciência do problema se abrissem a torneira e não tivessem água. Mesmo diante disso, não faltaram situações de desperdício e atitudes totalmente irresponsáveis. Por isso, se faz necessário uma mudança de mentalidade.

Com o objetivo de contribuir na formação das pessoas e incentivar ações que favoreçam o meio ambiente e as gerações futuras, a CNBB preparou uma série de atividades como via-sacra, temas para os grupos de reflexão e celebração penitencial. A Igreja busca motivar gestos concretos que podem motivar a política pública a criar ações que promovam um meio ambiente sustentável e incentivar a participação dos leigos e leigas nos conselhos, como o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Durante a Quaresma, que se que inicia na Quarta-feira de Cinzas (1 de março), nós católicos busquemos viver a experiência de uma espiritualidade franciscana de respeito e amor à natureza.

As grandes perguntas que ficam: como entregaremos o mundo para os filhos, para os netos, para as gerações futuras? Até quando o ser humano vai tratar a natureza simplesmente com objeto de lucro, manipulando-a cada vez mais, sem pensar nas consequências futuras?

Que São Francisco, o padroeiro da ecologia e grande defensor do meio ambiente, nos ensine com a sua vida e com seus escritos, que a natureza não pode ser manipulada muito menos tratada como objeto de lucro, pelo contrário, a natureza é a nossa irmã, enquanto criatura de Deus.


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/03/2017 09:17

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 23/10/2017 11:58 por Marlo Matielo

Colisão envolveu quatro veículos na Rua Felipe Schmidt

A Polícia Militar atendeu um acidente de trânsito com quatro veículos envolvidos no final da manhã desta [...]

Publicado em 23/10/2017 07:28 por Jardel Martinazzo

Mulher pula da sacada com medo de apanhar do marido embriagado em Capinzal

Com medo do marido embriagado, uma mulher de 56 anos precisou pular da sacada de residência e fugir na madrugada desta [...]

Publicado em 23/10/2017 07:02 por Jardel Martinazzo

Ladrão arromba casa e furta R$ 2.700,00 na Vila Sete de Julho

As últimas horas deste domingo (22) não foram nada agradáveis para um morador da Vila Sete de Julho que ao chegar em [...]

Outras notícias

Publicado em 19/10/2017 15:28

Saretta volta a cobrar recuperação da SC-150 entre Capinzal e Piratuba

A SC-150 entre Capinzal e Piratuba apresenta uma série de problemas que tornam [...]

Publicado em 19/10/2017 11:13

MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em [...]

Publicado em 19/10/2017 11:12

ESCAVAÇÕES

A NR 18 do ministério do trabalho e emprego, trata sobre as condições e meio [...]

Publicado em 19/10/2017 11:09

Síndrome da Compressão Dentária

Dentes tornados planos nos crânios de nossos ancestrais são evidências [...]

Publicado em 19/10/2017 09:46

Professores poderão utilizar o ProUni para cursar segunda licenciatura

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, [...]

Publicado em 18/10/2017 20:28

Laçador capinzalense Leonardo Guimarães conquista título em Itapejara D" Oeste - PR

O capinzalense Leonardo Gumarães  conquistou o 3º lugar no Laço Guri na [...]