No ar

Fábio José

Campeiro da Noite

20:00 - 23:00 com Fábio José

No ar - Campeiro da Noite Ouça ao vivo

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” a Campanha de 2017, apresenta a necessidade do despertar de cada pessoa, para uma consciência ambiental e uma conversão pessoal e comunitária com relação ao tema.

O desafio da CF 2017 é formar consciência, de modo que as pessoas contemplem o meio ambiente de uma forma mais cristã. Por conseguinte, a Igreja percebe que é necessário uma reflexão mais aprofundada sobre a importância do pensamento coletivo, de uma responsabilidade assumida verdadeiramente com respeito ao próximo e à natureza, como princípios de um bom cristão.

O grande desafio é o individualismo acentuado vivido em nossa sociedade. Um exemplo evidente dessa tendência foi a crise hídrica no Estado de São Paulo, em que muitas pessoas só tomavam consciência do problema se abrissem a torneira e não tivessem água. Mesmo diante disso, não faltaram situações de desperdício e atitudes totalmente irresponsáveis. Por isso, se faz necessário uma mudança de mentalidade.

Com o objetivo de contribuir na formação das pessoas e incentivar ações que favoreçam o meio ambiente e as gerações futuras, a CNBB preparou uma série de atividades como via-sacra, temas para os grupos de reflexão e celebração penitencial. A Igreja busca motivar gestos concretos que podem motivar a política pública a criar ações que promovam um meio ambiente sustentável e incentivar a participação dos leigos e leigas nos conselhos, como o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Durante a Quaresma, que se que inicia na Quarta-feira de Cinzas (1 de março), nós católicos busquemos viver a experiência de uma espiritualidade franciscana de respeito e amor à natureza.

As grandes perguntas que ficam: como entregaremos o mundo para os filhos, para os netos, para as gerações futuras? Até quando o ser humano vai tratar a natureza simplesmente com objeto de lucro, manipulando-a cada vez mais, sem pensar nas consequências futuras?

Que São Francisco, o padroeiro da ecologia e grande defensor do meio ambiente, nos ensine com a sua vida e com seus escritos, que a natureza não pode ser manipulada muito menos tratada como objeto de lucro, pelo contrário, a natureza é a nossa irmã, enquanto criatura de Deus.


Publicado por: Douglas Varela Data: 03/03/2017 09:17

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 27/06/2017 12:48 por Marlo Matielo

Câmara de Ouro encerrou o ciclo de sessões do mês de junho

A Câmara de Vereadores de Ouro concluiu o ciclo de sessões ordinárias do mês de junho na noite desta segunda-feira, [...]

Publicado em 27/06/2017 07:30 por Jardel Martinazzo

Três acidentes de trânsito nas últimas 24 horas em Capinzal

O primeiro foi registrado por volta das 16h10min na Rua José Cadorin, centro. Foi uma colisão transversal, envolvendo [...]

Publicado em 26/06/2017 07:25 por Jardel Martinazzo

Motorista é preso por embriaguez após se envolver em acidente em Capinzal

Antes de encerrar o domingo, a Polícia Militar registrou mais um acidente de trânsito em Capinzal. Foi por volta das [...]

Outras notícias

Publicado em 26/06/2017 21:44

Queda no preço base deixa suinocultores em alerta

O valor pago pelo quilo do suíno vivo tem queda pela segunda semana [...]

Publicado em 26/06/2017 17:33

Festas Juninas da rede municipal de Piratuba em Zonalta e Lageado Mariano

As festas juninas da rede municipal de Piratuba, tiveram continuidade nas [...]

Publicado em 24/06/2017 09:04

CDL define nova data para o II Bazar Multissetorial

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis [...]

Publicado em 24/06/2017 08:57

APAE promove hoje a X Noite do Filó

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promove no próximo [...]

Publicado em 24/06/2017 08:55

PP aposta em novas lideranças no município de Ouro

 O Partido Progressista (PP) do município de Ouro realizou no sábado, dia [...]

Publicado em 24/06/2017 08:51

Miqueloto recepciona dirigentes da Associação Cultural Rothenburg

 O prefeito Neri Miqueloto recepcionou em seu gabinete na última [...]