Cultura

Capinzal comemora 7 de Setembro com Ato Cívico e ações sociais

  • Jardel Martinazzo
  • 07/09/2017 10:34
124382251259b14d42e07326.08235272.jpeg

A comemoração dos 195 anos de Independência do Brasil foi marcada por Ato Cívico na Praça Pedro Lélis da Rocha, em Capinzal. O desfile cívico foi substituído por algumas ações sociais que envolvem as escolas, entidades e instituições do município.

A programação iniciou às 9h com composição do palanque oficial que contou com a presença do prefeito Nilvo Dorini; vice-prefeita, Noemia Pizzamiglio, secretários e diretores; representantes das policias civil e militar, Corpo de Bombeiros, entidades e clubes de serviço.

No primeiro momento foi realizado o hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional com a Banda Municipal, regida pelo maestro e professor Carlos Alberto da Silva e interpretado pela aluna da Escola de Música, Francieli Schumann, sob coordenação da professora, Carmem Bassegio. Em seguida foi executado o Hino de Capinzal com a intepretação da aluna, Emanueli de Souza Duarte.

Orientada pela professora Dirlei Weber da Rosa, a aluna Nicole Kock e o Coral de Surdos, representando a Escola de Educação Básica Mater Dolorum, realizaram uma reflexão sobre o tema “Cidadania”. Logo após foi a vez do aluno, Lucas Maestri da Silva, da Escola de Educação Básica Belisário Pena que executou com o violino o Hino da Independência do Brasil. Alunos da Escola Municipal Viver e Conhecer apresentaram algumas músicas as quais seus artistas manifestam suas opiniões e expectativas do nosso país.

Depois dos pronunciamentos das autoridades todos foram convidados a cantar o Hino da Independência do Brasil, executado pela Banda Municipal e interpretada por Alessandra de Simas Seco, aluna de canto da professora Carmem Bassegio.

Após o encerramento do Ato Cívico deu início a grande Ação Social nas escolas e com envolvimento de diversas instituições, associações que estão revitalizando pracinhas, trevos de acesso a bairros, pintura de muros, pontes, postes, escadarias e demais melhorias em espaços públicos. Algumas das ações ocorreram ao decorrer da semana.  

AÇÕES:

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizará a revitalização do muro e escadaria que dá acesso ao Centro Educacional Prefeito Celso Farina.

A Escola de Educação Básica Mater Dolorum realizará a revitalização da escadaria e melhorias na parte externa da escola.

A Caixa Econômica Federal realizará a pintura dos postes na Rua Carmelo Zócolli.

O Sicredi realizará a revitalização do trevo que dá acesso ao Município de Piratuba.

O Bradesco realizará a pintura de muro da parte externa da Agência do Bradesco de Capinzal.

O Banco do Brasil realizará a pintura e ajardinamento defronte ao Ginásio Municipal Dileto Bertaiolli.

A BRF – Brasil Foods e SENAI realizarão melhorias na Praça Achilles D'agnoluzzo, localizada na esquina da Rua Presidente Nereu Ramos com a Rua Luiz Dorini, neste Município.

A FAST Indústria e Comércio LTDA, realizará melhorias no Trevo de acesso ao Loteamento Vila Sete de Julho.

A Associação de Moradores, Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, BRF, Vereador Lucas Dorini realizarão o embelezamento da Avenida Central do Loteamento João Evangelista Parizotto.

O Grupo de Idosos, Coral São Paulo Apóstolo, Grupo Cultural Itália Mia, Sine e Secretaria de Assistência Social realizarão a limpeza, pintura e plantio de flores na Praça Pedro Lelis da Rocha.

A Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal - AMMAC, Terceira Idade, Centro de Convivência Comunitário da Vila União realizarão o embelezamento na entrada da Escola, pintura da casinha e arrumação do jardim.

A Escola de Educação Básica São Cristóvão e o Senai realizarão melhorias no Bosque próximo à Escola.

A Unoesc Capinzal realizará o plantio de Ypes e ajardinamento na Unoesc.

O Senai realizará a revitalização do Parquinho Infantil na Creche Pinguinho de Gente.

O Leo Cube e o Lions Clube realizarão o embelezamento das pontes perto da Panificadora Zeni e da Loja Miola.

O Grupo de Idosos Girassol realizará a jardinagem no Centro Comunitário do Vista Alegre.

O Grupo de Idosos Vida Alegre realizará a pintura no muro da Escola Ivo Silveira de Alto Alegre.

 (Fotos: Douglas Varela)


Enquete