No ar

Marines Delazari Varela

Super Tarde

16:00 - 16:59 com Marines Delazari Varela

No ar - Super Tarde Ouça ao vivo

Capinzal comemora seu 68º aniversário de emancipação político-administrativa

Capinzal comemora seu 68º aniversário de emancipação político-administrativa

O município de Capinzal comemora nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, 68 anos de emancipação político-administrativa. Em virtude a medida de contenção de despesas, o prefeito, Nilvo Dorini, decidiu por não realizar a festa de aniversário neste ano, assim como ocorrerá com o Carnaval.

Localizada na região Oeste do estado, a cidade pertencia antes de sua instalação no ano de 1949, ao município de Campos Novos. A sua extensão é de 334,9 km², sendo um dos menores municípios de Santa Catarina em área. Com uma população de aproximadamente 23 mil habitantes, Capinzal é sede da Comarca que abrange os municípios de Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira.

O nome, Capinzal, se deve a quantidade de capim que cresceu desenfreadamente as margens do Rio do Peixe e de outro rio sem denominação na época, o qual passou a ser chamado de Rio Capinzal. As sementes foram trazidas de São Paulo por Antônio Lopes, que depois de levar gado às ganhou, e chegando ao então Distrito semeou para garantir alimento aos animais.

Economia

A sua economia é baseada na agricultura e tem como destaque a produção de grãos. A produção leiteira, criação de aves e suínos garante o incremento às atividades comerciais e industriais. Capinzal sedia uma das maiores empresas especializadas na industrialização de carne de aves, a BRF Brasil FOODS, que possuiu mais de 4 mil funcionários e 900 famílias integradas, de 17 municípios da região.

Conforme dados levantados pela reportagem da Rádio Capinzal, atualmente estão cadastrados na prefeitura municipal, 1.337 empresas dos mais variados segmentos. São 295 empreendedores individuais, 904 micro empresas, 61 de pequeno porte, 2 de médio porte e 3 de grande porte. Os dados revelam ainda que 11.911 residências estão registradas e consequentemente contribuem através do IPTU. 

A administração ainda não concluiu o levantamento econômico do ano de 2016, o que deve ocorrer até o mês de abril. A base de dados referente ao ano anterior, 2015, apontam que a movimentação econômica do município foi de R$ 6.945.614.877,68. 

Atrativos

A igreja matriz São Paulo Apóstolo, a Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza e a Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito são os locais que possuem as estruturas que mais chamam atenção no município, pela sua beleza e importância cultural e social. A ponte Irineu Bornhausen, construída na década de 50, também tem papel importante na ligação entre Capinzal e Ouro sobre as águas do Rio do Peixe.

Dorini

Envolvido na política capinzalense há 24 anos, o prefeito Nilvo Dorini, que alcançou o terceiro mandato no pleito de outubro de 2016, enalteceu a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do município, tanto no campo político e nos mais demais setores da sociedade. Ele reafirmou seu compromisso com a população que o escolheu para comandar os rumos da prefeitura até 2020.

Dorini e sua vice, Noemia Pizzamiglio, deixaram uma mensagem a toda população capinzalense.

Confira abaixo: 

 

17 de Fevereiro é um dia especial para todos os capinzalenses!

Capinzal completa 68 anos de uma história repleta de fatos importantes, mas principalmente, de pessoas importantes que viveram e vivem em todos os espaços deste município.

Uma linda história nos anos de 1940, com os primeiros colonizadores, que se fixaram às margens do Rio do Peixe, uma estrada de ferro e campos repletos de capim o início de tudo!

Muitas foram às pessoas que ao longo destes anos aqui moraram, trabalharam e com a força deste trabalho, o município cresceu, se desenvolveu, se transformou.

Atualmente o município conta com aproximadamente 23.000 habitantes , que aqui vivem, trabalham, estudam, se relacionam e interagem.

Considerada uma excelente cidade para viver, Capinzal conta hoje com loteamentos onde residem as pessoas que aqui escolheram viver; Nossas escolas trabalham incansavelmente promovendo o desenvolvimento humano dos capinzalenses; empresas, indústrias que dão trabalho e alimento à nossa gente; a agricultura de grande e pequeno porte, que produzem alimento e elevam a qualidade de vida dos munícipes; o comércio que se estrutura cada vez melhor, com objetivo de atender as necessidades do povo.

Enfim, da pequena Vila, às margens do Rio do Peixe, temos hoje uma cidade que próspera, que se orgulha do seu povo, pois é constituída por um povo ordeiro e trabalhador.

Mas, a maior riqueza do município de Capinzal, sem dúvida nenhuma, são as pessoas que aqui vivem. A sociedade Capinzalense é formada por pessoas de bem, honestas, que trabalham, compartilham, solidárias e humanas.

Desta forma, parabenizar o município o município de Capinzal, é parabenizar seu povo!!!

Parabéns Capinzal!!!

Parabéns Capinzalenses, que fazem desta terra, um espaço humano e digno, de gente feliz!

 

                    Nilvo Dorini                  Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio

                Prefeito Municipal                           Vice Prefeita


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 17/02/2017 01:14



Principais Notícias

Publicado em 17/08/2017 13:14 por Jardel Martinazzo

Entidades tem até sexta-feira para indicar representante ao concurso de rainha da Expovale

A Comissão Organizadora da Expovale 2017 entregou na última semana os convites as entidades para o concurso que irá [...]

Publicado em 17/08/2017 07:31 por Marlo Matielo

Diocese de Joaçaba participa do Mutirão Nacional de Comunicação

Representantes da Diocese de Joaçaba, acompanhadas pelo Bispo Dom Mário Marquez, participam a partir desta [...]

Publicado em 16/08/2017 20:29 por Marlo Matielo

PM apreende pequena quantidade de maconha na área central de Capinzal

Uma pequena quantidade de substância semelhante a maconha foi apreendida pela Polícia Militar durante a manhã desta [...]

Outras notícias

Publicado em 17/08/2017 15:09

Sub 14 da AD AGN/FME Capinzal estreia na segunda fase do Estadual da Liga nesta noite no Diletão

Os play-offs do Estadual da Liga Catarinense de Futsal da categoria sub 14 [...]

Publicado em 17/08/2017 07:44

Aprovado projeto que dá prioridade a professor para receber restituição do IRPF

Projeto de lei que concede prioridade aos professores para o recebimento da [...]

Publicado em 16/08/2017 07:14

Câmara Mirim realiza a primeira sessão ordinária do ano nesta tarde em Ouro

Será realizada na tarde desta quarta-feira, dia 16, a primeira sessão [...]

Publicado em 16/08/2017 07:02

Vereadora Elone Masson requer informações sobre cargos comissionados e o Troféu Destaque Econômico

Dois requerimentos apresentados pela vereadora Elone Masson foram aprovados por [...]

Publicado em 16/08/2017 06:38

CDL e SICREDI formalizam convênio que oferece linhas de créditos com juros especiais

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis e as [...]

Publicado em 15/08/2017 14:17

Claudir Duarte quer a instalação de redutor de velocidade na Rua Presidente Kennedy

A preocupação com o excesso de velocidade e o risco de acidentes motivaram o [...]