Saúde

Capinzal inicia na segunda-feira (09) plano de ação para enfrentamento da febre amarela

  • Jardel Martinazzo
  • 06/09/2019 15:42
20209732745d72a9727235e5.80242011.jpeg

A Secretaria de Saúde de Capinzal inicia na próxima segunda-feira (09) o Plano de ação do Estado para enfrentamento da febre amarela. Até o final de setembro o município pretende concluir a visitação em todas as residências do perímetro urbano e rural para saber como está o quadro vacinal. 

O objetivo é que o município façam busca ativa de pessoas não vacinadas antes do período sazonal, que ocorre de dezembro a maio. Além disso, o Ministério da Saúde pretende, junto com estados e municípios, fortalecer a vigilância de primatas não humanos (macacos).

A medida é preventiva e busca sensibilizar as equipes de vigilância, e vacinar a população a partir dos 9 meses de idade. Também integra o cronograma de ações a organização da rede assistencial, os protocolos de manejo clínico e a investigação epidemiológica em áreas estratégicas.

A estratégia de vacinação na Região Sul, também terá a ampliação da faixa etária do público-alvo a ser vacinado. A recomendação é que a vacinação se estenda às pessoas acima de 60 anos, pois está em consonância com a avaliação de risco que definiu as áreas prioritárias para as ações de vacinação.

De acordo com a diretora de saúde, Luciana Raposo, as visitas começam pelas comunidades do interior, oportunidade que será feito um questionário e conferido a caderneta de vacinação dos moradores. Caso tenha alguma pendente, a equipe estará aplicando a dose.


Enquete