No ar

Programação indisponível

Capinzalenses conquistam o pico culminante de Santa Catarina: Morro da Boa Vista a 1.827m de altitude

Capinzalenses conquistam o pico culminante de Santa Catarina: Morro da Boa Vista a 1.827m de altitude

Como parte integrante do projeto “Extremos Catarinenses”, idealizado pelo casal Thays Camassola e Renê Arnuti, surgiu o planejamento pioneiro de chegar ao ponto culminante do estado catarinense: o Morro da Boa Vista, a 1827 metros de altitude, o pico mais alto da Serra Geral e o terceiro do Sul do país. 

Esta aventura ocorreu no período entre os dias 14 e 16 de abril, pelos capinzalenses: Thays Camassola, Renê Arnuti, Renan Hermes e André Dambrós. Foram três dias de trekking avançado pelo Campo dos Padres, entre vegetações de campos de cima da serra e floresta nebular – Mata Atlântica de Alta Montana. 

A expedição iniciou na cidade de Urubici na sexta-feira, dia 14, onde os quatro aventureiros se encontraram às 7h da manhã. De lá partiram em um veículo 4X4 por 20Km de estrada de chão até o Campo dos Padres. A partir daquele ponto, trilharam a pé com muitos desafios entre rios, matas fechadas, turfeiras encharcadas (banhadal) e nuvens que os alcançavam. 

Durante o trajeto, pelas bordas das escarpas da Serra Geral, puderam vislumbrar muitas plantas endêmicas - que só ocorrem lá – pinheirais, ver e ouvir a fauna, nuvens orográficas, nascente do majestoso Rio Canoas e “deliciar-se em suas águas límpidas, geladas e cristalinas”. No primeiro dia percorreram 8 quilômetros até montar o primeiro acampamento a 1.489m de altitude. 

Já no sábado, dia 15, o quarteto acordou antes do sol, com o termômetro marcando 8°C, e partiram em direção ao destino, conquistando o ponto culminante às 10h30min. “Foi um momento de muita alegria, emoção e fraternidade” afirmaram os participantes. Do alto do Morro do Boa Vista puderam avistar o Morro do Ghizoni (2° pico mais alto do Estado), o Morro da Igreja (3° pico mais alto de SC) e também o radar meteorológico de propriedade da Aeronáutica.  

Depois de atingir o topo, o grupo retornou ao acampamento e seguiu para outro local onde passaram a segunda noite. A previsão do tempo e a nebulosidade instável indicava chuva nas horas seguintes. “Chegando ao esforço extremo, trilhamos 12,3 Km neste dia e descansamos com muito vento, raios, chuva e trovoadas a 1679m de altitude” afirmaram os aventureiros. 

No domingo de Páscoa, dia 16, o grupo acordou ainda com chuva e ciente dos desafios que o retorno exigiria. “Desmontamos o acampamento, despedimo-nos do inóspito Campo dos Padres e iniciamos o trajeto da volta até o carro, em 5 Km de muita lama, cansaço, alegria e orgulho no coração” finalizaram. 

Ao final do trajeto de 25,3 Km, o grupo retornou a cidade de Urubici, e de lá, para as suas respectivas casas na expectativa de mais uma aventura.


Publicado por: Marlo Matielo Data: 19/04/2017 15:03



Principais Notícias

Publicado em 28/04/2017 20:10 por Douglas Varela

Médico é condenado há pouco mais de 2 anos pelas mortes de três pacientes no caso das endoscopias

Terminou por volta das 19h desta sexta-feira, 28, a sessão do Tribunal do Júri no qual estava sendo julgado o médico [...]

Publicado em 28/04/2017 09:47 por Douglas Varela

Achiles Pinho reconduzido a presidência do Sindicato da Construção e do Mobiliário

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis [...]

Publicado em 28/04/2017 07:38 por Jardel Martinazzo

AMPECO realiza assembleia geral e elege nova diretoria - VÍDEO

A empresária Sirlei Hellt Paggi assumiu a presidência da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Capinzal e Ouro [...]

Outras notícias

Publicado em 28/04/2017 09:53

Conselho de Desenvolvimento Econômico autoriza benefícios a empreendedores rurais

 Os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico reuniram-se na [...]

Publicado em 28/04/2017 09:43

Comunidade de Linha Bonita realizou almoço de confraternização

 A comunidade de Linha Bonita, no interior de Ouro, realizou o almoço de [...]

Publicado em 28/04/2017 09:35

“BALEIA AZUL” O JOGO DA HORA

Considerando que o suicídio na adolescência é um problema que diz respeito [...]

Publicado em 28/04/2017 09:25

GRIPE H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do [...]

Publicado em 28/04/2017 09:17

Novo Horizonte promoveu festa em honra a Santo Expedito

 A comunidade do Loteamento Novo Horizonte promoveu no domingo, dia 23, a [...]

Publicado em 27/04/2017 05:34

Mater Dolorum divulga a VII Semana Pedagógica na Assembleia Legislativa

Com o propósito de divulgar um dos maiores eventos relacionados à educação [...]