Geral

Capinzalenses conquistam o pico culminante de Santa Catarina: Morro da Boa Vista a 1.827m de altitude

  • Marlo Matielo
  • 19/04/2017 15:03
214208804858f7a7aae92ad9.19758713.jpg

Como parte integrante do projeto “Extremos Catarinenses”, idealizado pelo casal Thays Camassola e Renê Arnuti, surgiu o planejamento pioneiro de chegar ao ponto culminante do estado catarinense: o Morro da Boa Vista, a 1827 metros de altitude, o pico mais alto da Serra Geral e o terceiro do Sul do país. 

Esta aventura ocorreu no período entre os dias 14 e 16 de abril, pelos capinzalenses: Thays Camassola, Renê Arnuti, Renan Hermes e André Dambrós. Foram três dias de trekking avançado pelo Campo dos Padres, entre vegetações de campos de cima da serra e floresta nebular – Mata Atlântica de Alta Montana. 

A expedição iniciou na cidade de Urubici na sexta-feira, dia 14, onde os quatro aventureiros se encontraram às 7h da manhã. De lá partiram em um veículo 4X4 por 20Km de estrada de chão até o Campo dos Padres. A partir daquele ponto, trilharam a pé com muitos desafios entre rios, matas fechadas, turfeiras encharcadas (banhadal) e nuvens que os alcançavam. 

Durante o trajeto, pelas bordas das escarpas da Serra Geral, puderam vislumbrar muitas plantas endêmicas - que só ocorrem lá – pinheirais, ver e ouvir a fauna, nuvens orográficas, nascente do majestoso Rio Canoas e “deliciar-se em suas águas límpidas, geladas e cristalinas”. No primeiro dia percorreram 8 quilômetros até montar o primeiro acampamento a 1.489m de altitude. 

Já no sábado, dia 15, o quarteto acordou antes do sol, com o termômetro marcando 8°C, e partiram em direção ao destino, conquistando o ponto culminante às 10h30min. “Foi um momento de muita alegria, emoção e fraternidade” afirmaram os participantes. Do alto do Morro do Boa Vista puderam avistar o Morro do Ghizoni (2° pico mais alto do Estado), o Morro da Igreja (3° pico mais alto de SC) e também o radar meteorológico de propriedade da Aeronáutica.  

Depois de atingir o topo, o grupo retornou ao acampamento e seguiu para outro local onde passaram a segunda noite. A previsão do tempo e a nebulosidade instável indicava chuva nas horas seguintes. “Chegando ao esforço extremo, trilhamos 12,3 Km neste dia e descansamos com muito vento, raios, chuva e trovoadas a 1679m de altitude” afirmaram os aventureiros. 

No domingo de Páscoa, dia 16, o grupo acordou ainda com chuva e ciente dos desafios que o retorno exigiria. “Desmontamos o acampamento, despedimo-nos do inóspito Campo dos Padres e iniciamos o trajeto da volta até o carro, em 5 Km de muita lama, cansaço, alegria e orgulho no coração” finalizaram. 

Ao final do trajeto de 25,3 Km, o grupo retornou a cidade de Urubici, e de lá, para as suas respectivas casas na expectativa de mais uma aventura.


Enquete