Legislativo

Carlos Adriano Zocoli realizou a última sessão frente à Câmara de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 20/11/2019 07:44
17685152485dd51a25d475c0.98846372.jpeg

A Câmara de Vereadores de Capinzal realizou na noite desta terça-feira (19) a terceira sessão ordinária de novembro. Com pauta limpa, sem projetos para votação, o destaque ficou para as proposições dos parlamentares e a palavra livre. Foram apresentadas 4 indicações e 1 pedido de informação.

O vereador Carlos Adriano Zocoli (PSDB) conduziu a presidência pela última vez, sendo que o presidente, Renato Marcelo Markus (PL), retorna na próxima semana aos trabalhos legislativos após 30 dias de afastamento. Também foi a última sessão do suplente, Senair Bressan (MDB).

Indicações

Rafael Tonial: Apresento, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que seja realizada operação melhorias geral no Loteamento Recanto dos Pássaros, considerando patrolamento com abertura e limpeza das valas para o escoamento das aguas pluviais, roçada nas laterais das Ruas, notificação para limpeza dos terrenos baldios e limpeza dos terrenos de utilidade pública.

Justificativa:

A presente indicação se justifica visando atender aos anseios da população do Loteamento recanto dos Pássaros, visto que esse está crescendo a cada dia, é um Loteamento Promissor ao desenvolvimento do nosso Município, com estrutura e localização favorável, mas o descaso com infraestrutura é grande a insatisfação dos moradores e certamente compreensivo devido o abandono por parte da administração pública.

À espera do asfalto, moradores reivindicam serviços de patrolamento e cascalhamento, a fim de minimizar o problema e melhorar o trânsito de veículos e pedestres.

Além da qualidade de vida do munícipe, as boas condições das vias públicas asseguram o direito constitucional que temos de ir e vir. “É o mínimo que pode ser feito para atender a população nesse locai”, também as Ruas desniveladas e sem manutenção oferecem o risco de acidentes.

 

Rafael Tonial: Apresento, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que seja reavaliada a condição dos locais de espera nos postos de saúde dos Loteamentos de nosso município, principalmente nos postos da Vila Sete, Parizoto e Lares Imóveis, sendo que não tem uma sala de espera que proteja as pessoas das intempéries do tempo.

Também que seja avaliada a condição de médicos versos demanda de nosso município, pensando na possibilidade de contratação de novos médicos. E que seja dada uma atenção especial na burocracia desnecessária para se conseguir um atendimento médico nos postos de saúde. Imaginem hoje um idoso 5hs da manhã aguardando uma ficha para atendimento?

Justificativa:

A presente indicação se justifica visando oferecer condições mais humana referente às solicitações acima, visto que quando se trata de saúde, não podemos fazer de qualquer jeito achando que está funcionando corretamente, muito pelo contrário não estamos fazendo, nem tão pouco estamos dando a atenção necessária olhando ou vivendo a situação das pessoas que necessitam desse recurso, podem ter a certeza, que se fosse com um familiar nosso, de um secretário público ou de um governante do município, as coisa não seriam da mesma forma, e isso acontece porque ainda a desigualdade e notada cotidianamente em nosso país, e em nosso município não é diferente, vamos começar a usas os atendimento que nos oferecemos aos nossos munícipes, vamos nos colocar na situação deles, na madrugada em dias de chuvas debaixo de um guarda chuva. A Prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde. A administração e a equipe de gestão dos serviços, pela Secretaria Municipal de Saúde, que são os responsáveis pelas ações e serviços de saúde do município Logo, tanto a criação de políticas públicas municipais como a aplicação de políticas nacionais e estaduais devem ser feitas pela equipe do município.

O principal objetivo da Secretaria é realizar ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde para toda a população através do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo os princípios da universalidade, equidade e integralidade no atendimento ao usuário, reconhecendo a saúde como direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso à atenção e assistência, buscando a diminuição das desigualdades. O SUS possui diretrizes operacionais como a descentralização, onde cada gestor responde por toda a rede assistencial na sua área de abrangência; por meio da participação da sociedade nos Conselhos Municipais e nas Conferências de Saúde. Por isso da importância do município na incansável busca pela saúde local.

 

Kelvis Borges: Apresento, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que seja realizada a melhoria na tubulação Limpeza e canalização na Rua Frei Crispim Loteamento Parizoto, com capacidade para o escoamento das aguas pluviais, antes da Rua receber a camada asfáltica.

Justificativa:

A presente indicação se justifica visando à solução de um dos grandes problemas de nosso município, que é a canalização das aguas pluviais, uma deficiência na maioria de nossas Ruas e como estamos buscando a pavimentação de novas Ruas sendo a Frei Crispim uma delas, precisamos já fazer as coisas da forma correta, pra evitar transtorno futuros que certamente quem irá sofre com isso vai ser a população, não dá pra aceitar fazer o asfalto pra depois fazer a melhoria na canalização da água. Que a administração pública pense com carinho nessas questões que tira o sono de nosso munícipe toda vez que temos dias chuvosos.

 

Valmor de Vargas: Apresento, na forma do artigo 102 do Regimento Interno, INDICAÇÃO ao Poder Executivo Municipal, para que seja instalado um abrigo de passageiros (guarita), e placa de identificação de parada de ônibus nas proximidades da Agro Flora Reck na Rua José Zortéa centro de Capinzal

Justificativa:

A indicação se justifica devido à necessidade da população que reside nas proximidades, visto que tem muitos funcionários da BRF que precisam aguardar transporte e principalmente estudantes, hoje preocupados com a exposição dos filhos ao tempo sem nenhuma proteção, muitos pais acabem levando pra outro ponto de ônibus que fica aproximadamente 600 metros pra frente, porém quando não é possível, muitas pessoas, tanto alunos como trabalhadores correm pra dentro da varanda da casa mortuária do cemitério municipal pra escapar da chuva e se proteger, como deve ser o sentimento dessas pessoas, será que fazemos ideia? Oque é mais importante para o município? Ou será que estamos olhando as pessoas simplesmente como sendo mais um. Precisamos de ações urgentes voltadas para a necessidade do nosso povo

Pedido de Informação

Rafael Tonial: Apresento Pedido de Informação, nos termos do art. 102 do Regimento Interno, ao poder Executivo Municipal, para que informe com relação a operadores de máquinas pesadas, da forma que se pede:

Fornecer a relação com nomes dos operadores de máquinas pesadas ativos?

Que funções os mesmos estão exercendo no momento?

Justificação:

O presente pedido de Informação se justifica devido a diversos argumentos levantados por munícipes que nos questionam quanto à situação corrente. E também para conhecimento desse vereador.

 

Enquete