Educação

Casa cheia na primeira noite da VIII Semana Pedagógica Mater Dolorum

  • Marlo Matielo
  • 11/05/2018 07:11
11931442575af56dffccfae4.39595080.jpg

Mais de 1.200 educadores de 30 cidades da região participaram da abertura oficial da 8ª Semana Pedagógica Mater Dolorum na noite desta quinta-feira, dia 10, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. O ato foi prestigiado por prefeitos, vices, secretários da educação, vereadores, deputados e representantes das empresas que apoiam o evento. 

A professora Giana Martins, diretora da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, em seu pronunciamento inicial, agradeceu a presença de todos, o apoio recebido das prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa, da Secretaria de Estado da Educação, do Sistema FIESC, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joaçaba e de todas as instituições parceiras. 

A diretora destacou o importante apoio de todos os professores, pais, alunos e colaboradores do Mater na organização do evento e reforçou que a Semana Pedagógica já está inserido no calendário de grandes eventos educacionais de Santa Catarina. 

O empresário Marcio Dala Lana, representou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que não pode se fazer presente por compromissos inadiáveis, e falou do Programa Santa Catarina pela Educação. 

A programação da primeira noite foi encerrada com a palestra do conferencista Eduardo Shinyashiki que abordou “as Competências Socioemotivas na Educação – Integração entre o Sentir e o Aprender”. 

Sexta-feira 

A programação prossegue nesta sexta-feira, dia 11. A partir das 8h30min, a psicóloga e pedagoga Claudiane Quaglia abordará o tema “A Dicotomia Entre o Querer e o Fazer”. Às 09h30min, o renomado palestrante José Carlos Libâneo trabalhará a temática “Prática de ensino em um contexto de mudanças”. Às 10h30min será a vez do espetáculo o Magicontador com Eric Chartiot e fechando a programação matinal, às 10h45min, a palestra “Possibilidades e Desafios da Inovação na Educação” com o Doutor em Letras Ronis Farias de Souza. 

No período da tarde, a partir das 13h30min, está programada a palestra com a Doutora em Psicanálise Marta Relva sobre o tema “Que cérebro é esse que chegou à escola? Bases Neurocientíficas da aprendizagem”. Em seguida o stand up apresentado por Diogo Almeida. Às 14h15min, sob ao palco o secretário da educação de Novo Horizonte (SP), Paulo Magri para destacar “o Modelo da Melhor Rede Municipal de Ensino do País” e às 15h45min, no encerramento, o ator e contador de histórias Clayton Passos abordará “o Poder da Ludicidade na Educação”. 

A VIII Semana Pedagógica Mater Dolorum conta com o apoio das administrações municipais de Capinzal e Ouro, FIESC, UNOESC, ENGIÊ, Consórcio Machadinho, Lojas Berlanda, Pingu's English School, Auto Show e do Governo do Estado de Santa Catarina.


Enquete