Religião

Celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa

  • Marines Delazari Varela
  • 14/04/2019 23:05
9429384685cb3f1fcc588b5.57452942.jpg

B. Navegantes

A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa na Igreja Católica e acontece no domingo antes da Páscoa. Neste dia é recordada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém em meio a uma multidão que o aclamou como o Messias, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos (Marcos, Mateus, Lucas e João). As cerimônias principais do dia são a bênção dos Ramos, a procissão, a Missa e, durante a Missa, o relato da Paixão.

A primeira tradição litúrgica deste dia corresponde à de Jerusalém. Nela, recordamos o gesto profético de Jesus que ingressa como Rei da paz, e o Messias que foi aclamado e depois condenado para o comprimento das profecias.

“Na sua entrada em Jerusalém, Jesus também nos mostra o caminho. Nesse acontecimento, o maligno, o príncipe deste mundo, tinha uma carta para jogar: a carta do triunfalismo, e o Senhor respondeu permanecendo fiel ao seu caminho, o caminho da humildade”. (Papa Francisco)

As comunidades costumam levar ramos de palmeiras e oliveiras para celebrar a Entrada Triunfal, esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos faz lembrar do batismo, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica. Os ramos sagrados que levados par casa, lembra os fiéis que estão unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

Todas as comunidades da Paróquia São Paulo Apóstolo, celebraram o Domingos de Ramos, algumas comunidades tiveram a Santa Missa, em outras, o culto foi celebrado pelos ministros. A programação tem sequencia em toda comunidade paroquial nesta semana. Na Sexta-feira Santa, acontece a Procissão pelas ruas centrais de Capinzal e Ouro, a partir das 18h30min com transmissão pela Rádio Capinzal.

Fotos: Pascom Paróquia São Paulo Apóstolo


Enquete