No ar

Programação indisponível
  • WHATS

Centenas de devotos participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes

Centenas de devotos participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes

Mesmo com tempo instável e chuva, muitos devotos participaram da procissão em honra a padroeira do município de Ouro, Nossa Senhora dos Navegantes.

A programação iniciou na quinta-feira, 31 de janeiro, com o tríduo no Lot. Kleinubing, o segundo dia foi celebrado no Bairro Alvorada, na noite de sexta-feira.

No sábado, 02 de fevereiro, dia da padroeira, a imagem foi levada até a Praça Pio XII, onde, às 9h seguiu em procissão até o Bairro Navegantes, logo após, celebrado o culto na capela. Ao meio dia aconteceu o almoço no ginásio do bairro.

Por volta das 18h, a imagem seguiu até a Capela São João Batista do Parque Jardim Ouro, onde aconteceu à celebração às 19h e em seguida, os romeiros transportaram a imagem até as margens do Rio do Peixe.

A padroeira seguiu em procissão fluvial até as proximidades da Ponte Irineu Bornhausen e foi recepcionada com queima de fogos. Saindo da Rua Javarino Andrioni (rua do Beco), os fiéis conduziram a imagem em procissão terrestre até o Ginásio de Esportes André Colombo.

A Santa Missa presidida pelo pároco Frei Emerson Orane e concelebrada pelo frei David Colle, teve início na procissão e foi concluída nas dependências do ginásio com a benção da garganta.

Em conversa com a nossa reportagem o Prefeito Neri Luiz Miquelotto, disse estar feliz com toda essa programação e grato a todas as pessoas envolvidas. “Desde a primeira reunião até o dia de hoje, agradeço as equipes, as comunidades que organizaram o tríduo e aos devotos que participaram e também aos que hoje aqui estão para celebrar a nossa padroeira”. Afirmou o prefeito.

 Um pouco da História...

 A primeira procissão fluvial em honra a padroeira Nossa Senhora dos Navegantes em Ouro, foi realizada em 1927 e foi conduzida pelo padre Mathias Michelizza, ela percorreu o trajeto da Ponte Pênsil até as proximidades do antigo FPS (nem a ponte e nem o frigorífico existiam naquela época).

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes originou-se pela fé do Sr. Afonsinho da silva, que foi o primeiro balseiro a fazer a ligação entre os municípios com a balsa pelas águas do Rio do Peixe.  As procissões continuaram por um determinado tempo e com o decorrer dos anos e por alguns motivos foi deixado de fazer a procissão.

Quando em 1983 um grupo composto por casais tiveram a iniciativa de retomar a procissão fluvial, e, desde então ela acontece todos os anos, no dia 02 de fevereiro, dia em que é feriado no município e toda programação é dedicada a sua padroeira.

Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo. Uma das denominações de Maria, na sua ladainha, é o de "Estrela do Mar", que significaria justamente o astro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.

Assim, Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.

Mais tarde, com a expansão da navegação portuguesa e espanhola, ela recebeu este atributo de Nossa Senhora dos Navegantes.

Esta devoção é especialmente forte nas comunidades de pescadores e cidades portuárias, onde a presença de pessoas que vivem do mar é mais numerosa.

Igualmente, aqueles que se aventuravam no mar, também rezavam para a Virgem Maria sob os títulos de Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias, que são outros nomes atribuídos à Nossa Senhora dos Navegantes.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 03/02/2019 14:40



Principais Notícias

Publicado em 18/04/2019 15:01 por Douglas Varela

Deputado Sopelsa viabiliza o pagamento de mais de R$ 200 mil do Programa SC Rural para o município de Ouro

Nesta etapa estão beneficiados também os municípios de Arvoredo, Xavantina e São Bonifácio  O deputado Moacir [...]

Publicado em 18/04/2019 07:40 por Jardel Martinazzo

Fininho é o novo técnico da AEP Termas de Piratuba Futsal

O ex-jogador de Futsal, Paulo Sérgio Lira Goés, conhecido como Fininho, é o novo treinador da AEP Termas de Piratuba [...]

Publicado em 18/04/2019 06:56 por Marlo Matielo

PM prende detento em saída temporária por embriaguez no centro de Capinzal

A Polícia Militar de Capinzal atendeu uma ocorrência por posse de arma branca e descumprimento de ordem judicial no [...]

Outras notícias

Publicado em 18/04/2019 14:14

Chapecoense e Coração do Contestado venceram a primeira no Estadual da Liga Catarinense de Futsal

Dois jogos movimentaram a quarta-feira de futsal pelo Estadual LCF. Chapecoense [...]

Publicado em 18/04/2019 06:58

Justiça Eleitoral não terá expediente dias 17, 18 e 19 de abril

    Em razão do feriado da Semana Santa, não haverá expediente [...]

Publicado em 17/04/2019 16:30

CDL realizou a reunião mensal de avaliação e planejamento

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e [...]

Publicado em 17/04/2019 10:28

ACIRP realizou assembleia de prestação de contas

A Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe – ACIRP realizou na [...]

Publicado em 17/04/2019 08:16

Serginho Schiochet não é mais técnico da AEP Piratuba

Decisão foi tomada entre ele e a diretoria em reunião na noite de ontem  O [...]

Publicado em 16/04/2019 18:23

Ivonei Antonio Dambros requer informações sobre horas-máquina e aplicação dos recursos devolvidos pela Câmara

A Câmara de Vereadores de Ouro aprovou na noite desta segunda-feira, dia 15, [...]