Jornal A Semana

CERCA TROVA

  • Douglas Varela
  • 11/12/2019 10:09
16039690085df0eaabe2cfa8.86628014.jpg

Ao contrário de Van Gogh, o qual dizia que a visão das estrelas lhe fazia sonhar, para mim, quando entro em férias e fico na casa dos meus pais parece que a “panelinha” da criatividade e dos objetivos começa a borbulhar em minha mente com uma intensidade indescritível. Isso às vezes me assusta, causa aperto no peito, ansiedade, insegurança e penso se realmente conseguirei dar conta de todos os sonhos futuros, se cursarei a faculdade ideal na universidade que quero, se meus pais sentem orgulho do que me tornei, se irei satisfazer as expectativas que as pessoas depositaram em mim ou se minhas escolhas são de fato as melhores decisões.

Às vezes, perante todas as oportunidades e cobranças existentes sinto que serei incapaz de satisfazer as exigências das pessoas que irão julgar-me ao longo do caminho. Com a independência batendo à porta e despontando um mundo fabuloso, o acrescer da idade traz consigo uma quantidade inumerável de responsabilidades. Adquire-se liberdade e é necessário saber como proceder com ela.

Porém, consegui acalmar meu coraçãozinho preocupado lendo Dan Brown, um dos meus escritores contemporâneos favoritos. Em seu livro Inferno, inspirado na Divina Comédia de Dante, o grande mistério oculto por trás da frase “busca e encontrarás”, retratada quase que de maneira imperceptível na Batalha de Alighieri permeia as mais de quatrocentas páginas do livro, fazendo referências a artistas italianos e suas obras, além de trechos bíblicos.

E então, ao pesquisar mais sobre a frase “busca e encontrarás”, repetida várias vezes ao longo da trama pelo protagonista, vi que em sua poética e rica sequência bíblica, escrita por Mateus, há o seguinte: “Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá. Ou qual dentre vós é o homem que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?”

Escrevi o trecho na capa da minha agenda. E então, toda vez que penso ser incapaz, não merecer ou não conseguir algo que almejo relembro tais palavras, e tomo consciência de que se eu realmente quiser realizar objetivos, basta planejar, estabelecer metas, trabalhar todos os dias, ter fé e buscar para então encontrar.

Afinal, qual é o homem que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?


Enquete