Agricultura

CIDASC confirma três focos de tuberculose em bovinos e uma contaminação humana em Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 30/05/2019 14:08
10948696425cf0122b7f0bb2.73833814.jpg

Foto:Ilustrativa

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) confirmou ao jornalismo da Rádio Capinzal na manhã desta quinta-feira (30) três focos de tuberculose em bovinos e uma contaminação em ser humano no município de Ouro.

Conforme o médico veterinário, Felipe Hanauer Schaab, os casos foram registrados em três propriedades. Ele confirma que os animais foram enviados para abate sanitário e as propriedades entraram em saneamento com teste em todos os animais acima dos 42 dias.

Schaab explica que somente a partir do resultado negativo é que a propriedade será desinterditada, caso contrário, o animal infectado é abatido e depois de 60 dias os demais passarão por novos testes.

Durante o período a CIDASC realiza visita nas propriedades limítrofes àquelas em saneamento no sentido de orientar os produtores quanto à educação sanitária, sendo ainda verificado o histórico de movimentação animal e, dependendo do caso, poderá ser cobrado exames de amostragem dos animais.

Contaminado

Sobre a contaminação em ser humano registrado no município, o médico veterinário não repassou maiores detalhes, disse apenas que o morador (a) está recebendo todo o acompanhamento da Secretaria de Saúde.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença que atinge, principalmente, os bovinos e bubalinos e pode causar emagrecimento, tosse e queda na produção de leite. É comum a condenação de carcaça em abatedouros por achados de lesões sugestivas de tuberculose. A doença pode atingir outras espécies de animais, inclusive o homem. A contaminação nos humanos se dá com contato direto com animais doentes, ao tomar leite cru ou comer queijo contaminado e ao abater/carnear animais com a doença.

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga.

(Ouça abaixo)

 

 


Enquete